Em 3 de janeiro, um voo da Hainan Airlines pronto para decolar de Pequim, na China, foi cancelado por questões de segurança. Um dos passageiros entrou em pânico à bordo da aeronave e tentou sair do avião.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que a tripulação do voo HU7603 corre em direção ao homem para tentar segurá-lo.
Hainan Airlines HU7603, a passenger tried to enter the cockpit and shouted lines from science fiction. He seems to think this is a virtual world.
— Sharing travel (@TripInChina) January 6, 2023
The flight was cancelled. pic.twitter.com/wMl3CXpcpx
- Brasileiros em Lisboa defendem a democracia e pedem punição a terroristas
- Como os fenômenos El Niño e La Niña afetam o clima no mundo
- Rússia volta a substituir comandante de tropas na Ucrânia
Segundo o site AirHelp, especializado em ajudar passageiros aéreos sobre seus direitos, o medo de viagens de avião é mais comum do que se imagina. De acordo com pesquisas recentes, três em cada 10 brasileiros têm medo de andar de avião. E os sintomas podem variar de uma ansiedade comum até a fobia propriamente dita.
Segundo a plataforma, em situações extremas, o medo de avião pode ser motivo para buscar ajuda profissional. No entanto, em muitos outros casos, pode ser superado (ou ao menos controlado) se o passageiro entender a situação e estiver bem informado.
Para isso, o site ensina passos simples que podem ajudar o passageiro a superar o medo de avião:
1. Entenda o seu medo de avião
O primeiro passo para superar o medo de avião é identificar a raiz do problema. Como o medo é uma reação psicológica de mecanismo de defesa relacionada até mesmo à sobrevivência, é importante compreender o que o desencadeia.
2. Pesquise sobre o funcionamento do avião
As estatísticas são todas favoráveis para ajudá-lo a superar o medo de voar. Para começar, o avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo; perde apenas para o elevador.
3. Seja estratégico na hora de comprar a passagem
Há muita coisa em jogo na hora de comprar um assento em um voo. Para quem tem medo de avião, essa escolha pode e deve ser mais criteriosa. Para começar, prefira voar durante o dia, quando a sensação de insegurança tende a ser menor; a claridade alivia o medo de incerto. Dê preferência também para voos sem conexão ou com a menor quantidade possível.
4. Se distraia e tente relaxar durante o voo
Uma viagem de avião, especialmente se for longa, pode ser desconfortável para qualquer passageiro – imagine então para quem tem fobia de voar. Antes de viajar, evite consumir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, já que podem contribuir para uma sensação de desconforto e inchaço. A cafeína também deve ser evitada, afinal, perder o sono não vai ajudar em nada.
5. Foque no destino e não na viagem em si
Uma boa “sacada psicológica” para tentar lidar com a fobia de voar é se concentrar no que aquela viagem de avião poderá trazer de benefícios a você. Uma reunião de trabalho que pode significar uma promoção, uma viagem dos sonhos planejada há muito tempo, o reencontro com familiares ou amigos que não vemos há anos… Viajar de avião pode ser o ato inicial para vivenciar momentos inesquecíveis!
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Política Dino diz que Marcos do Val usa discurso "de quem quer culpabilizar a vítima"
- Diversão e Arte Baiano morador de Brasília entra no Big Brother Brasil 23; Conheça
- Cidades DF Estelionatários são presos em flagrante por golpe do cartão; veja vídeo
- Blogs Redirect Rombo das Americanas equivale ao valor de mercado do Magazine Luiza
- Diversão e Arte Botar o bloco na rua: Músicos se reúnem para cantar pela democracia
- Brasil Jovem escorrega em cachoeira e é resgatado após 7 horas preso dentro de rio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.