O papa Francisco lamentou, nesta segunda-feira (9/1), "as tensões" e as "violências" em vários países do continente americano atingidos por crises políticas, entre eles o Brasil, onde os bolsonaristas invadiram as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no domingo (8).
“Penso nas várias crises políticas em vários países do continente americano, com sua parcela de tensões e formas de violência agudizando os conflitos sociais”, afirmou, durante seus votos ao corpo diplomático no Vaticano.
Saiba Mais
"Penso, particularmente, no que aconteceu recentemente no Peru e nestas últimas horas no Brasil", completou.
O sumo pontífice descreveu como “preocupante” o “enfraquecimento, em muitas partes do mundo, da democracia”.
No domingo, milhares de bolsonaristas romperam as barreiras policiais e invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal em Brasília, quebrando janelas, vandalizando gabinetes e destruindo obras de arte.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Cidades DF Ônibus chegam para retirar bolsonaristas do Quartel-General
- Cidades DF Com megafone, PM dá 1h para bolsonaristas saírem do QG
- Política Vereador de Betim participou de invasão no Congresso Nacional
- Cidades DF Anderson Torres é oficialmente exonerado da Secretaria de Segurança Pública
- Diversão e Arte Pedro Scooby e Cintia Dicker atualizam o estado de saúde da filha
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.