Natal congelante

Onda de frio nos EUA deixa 17 mortos e temperatura pode chegar a -50ºC

Moradores enfrentam situações de "frostbite", onde a pele é congelada ser exposta ao frio extremo por entre 5 e 10 minutos

Os Estados Unidos enfrentam um dos natais mais gelados da história recente. Até o momento, as autoridades confirmaram 17 mortes relacionadas ao frio em oito estados. E a situação tende a ficar ainda mais grave. O serviço de meteorologia do país, o Weather Prediction Center, alerta que os estados de Montana e Dakota do Norte devem registrar temperaturas abaixo dos -50ºc neste fim de semana.

A onda histórica de frio é causada pela tempestade de inverno Elliot, que vem provocando fechamento de estradas e aeroportos na época do ano onde mais viagens são registradas. Neste sábado (24/12), 2,3 mil voos foram cancelados e outros 5,3 mil sofreram atrasos. Na sexta (23), foram 6 mil cancelamentos, segundo o site especializado FlightAware.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, a tempestade de inverno que engole o país é definida como um evento “único em uma geração”. "Mais de 240 milhões de pessoas são afetadas por alertas meteorológicos", informou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS). Isso equivale a mais de 70% da população norte-americana. Pelas previsões, ao menos 44 dos 50 estados do país devem registrar temperaturas abaixo de zero neste sábado.

JEFF KOWALSKY / AFP - Os compradores enfrentam o clima no centro de Birmingham, Michigan, em 23 de dezembro de 2022.
Matthew Hatcher / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP - Um homem tenta remover a neve da calçada no centro de Detroit em 23 de dezembro de 2022 em Detroit, Estados Unidos.
Seth Herald / AFP - Antonio Smothers pula de seu veículo em 23 de dezembro de 2022 após a tempestade de inverno Elliot se mover pela região do meio do Tennessee deixando para trás chuva congelante, neve e temperaturas abaixo de zero, em Nashville, Tennessee, em 23 de dezembro de 2022

O NWS alertou que os cidadãos devem evitar sair de casa sem agasalhos adequados, sob risco de sofrer frostbite — o congelamento do tecido do corpo, que pode ocorrer quando a pele é exposta a um frio extremo por entre 5 e 10 minutos.

A situação torna-se mais preocupante tendo em vista o grande número de pessoas em situação de rua no país. O último levantamento do Conselho Interinstitucional dos Estados Unidos sobre Sem-Abrigo, feito em janeiro de 2020, antes da pandemia de covid-19, estimava ao menos 580 mil pessoas vivendo nas ruas do país mais rico do planeta.

Vários estados, inclusive Nova York, Oklahoma, Kentucky, Geórgia e Carolina do Norte, se declararam em situação de emergência. "As pessoas deveriam ficar em casa, não se aventurar nas estradas", disse à CNN o governador do Kentucky, Andy Beshear. "As condições de neve e vento forte podem se desenvolver muito rapidamente", acrescentou.

LEANDRO LOZADA / AFP - Veículos se movem ao longo de uma rodovia em Louisville, Kentucky, sob temperaturas congelantes em 23 de dezembro de 2022.
Geoff Robins / AFP - O tráfego flui lentamente ao longo de uma rodovia 401 coberta de neve em Londres, Ontário, Canadá, durante uma grande tempestade de inverno em 23 de dezembro de 2022.

Queda brusca de temperatura

Outro fato preocupante é a velocidade com que a temperatura está caindo nas regiões norte-americanas. A causa é um sistema de baixa pressão, gerado por um forte choque entre duas massas de ar: uma muito fria do Ártico e outra tropical, procedente do Golfo do México. Uma depressão é um sistema de baixa pressão atmosférica. Muitas vezes, implica mau tempo, pois provoca correntes ascendentes que causam nuvens e precipitação.

O que torna a situação atual extraordinária é que a pressão atmosférica caiu muito rapidamente, em menos de 24 horas. Em Nova York, enquanto as temperaturas ainda beiravam os 10°C na manhã de ontem, a expectativa era de que os termômetros caíssem a -10°C à noite. Maior cidade de Illinois, Chicago, ao amanhecer, já registrava -20ºC.

PEDRO UGARTE / AFP - O gelo adorna uma fonte em Charleston, Carolina do Sul, em 24 de dezembro de 2022, onde as temperaturas devem atingir uma máxima de 32F (0C).

Canadá também enfrenta onda de frio

O Canadá também se preparava para enfrentar temperaturas incomumente baixas para a temporada. Alertas de frio extremo, tempestade de inverno e inclusive neve com vento forte foram emitidos para a maior parte do país, informou o Environment Canada. Em Alberta (oeste) e Saskatchewan (centro), as temperaturas oscilavam entre os -40ºC e os -50ºC. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais