Pelo menos nove policiais foram mortos neste domingo (18) em um atentado reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), que disse ter acionado uma bomba na estrada durante a passagem de um veículo policial, antes de metralhar os sobreviventes.
Combatentes do EI atacaram "uma patrulha da polícia [...], detonaram um artefato explosivo e depois atacaram com metralhadoras e granadas", declarou o grupo em um comunicado publicado no aplicativo de mensagens Telegram.
Depois da morte de dois dos feridos, o balanço inicial de mortos aumentou para nove policiais, um dos ataques mais mortais no Iraque nos últimos meses.
A versão do EI coincide com a policial: um oficial da polícia federal, que pediu anonimato, contou à AFP que houve a explosão de uma bomba, seguida de "um ataque direto com armas leves" perto do vilarejo de Shalal al-Matar, nos arredores de Kirkuk.
"Um agressor foi morto e estamos procurando os outros", disse.
O primeiro-ministro Mohammed Shia al-Sudani condenou o "ataque terrorista covarde" em um comunicado e pediu às forças de segurança que "permaneçam vigilantes, inspecionem cuidadosamente as estradas e não deem oportunidade aos elementos terroristas".
O EI, que desde 2014 conseguiu conquistar vastos territórios no Iraque e na vizinha Síria, viu posteriormente como o seu autoproclamado "califado" foi derrubado por sucessivas ofensivas nesses dois países.
Embora o Iraque tenha declarado vitória militar sobre o EI em 2017, os jihadistas continuam ativos em várias partes do país.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.