A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi eleita a mulher mais poderosa do mundo em 2022 pela revista Forbes. A lista com os 100 nomes foi divulgada nesta terça-feira (6/12).
Segundo a publicação, Ursula von der Leyen foi escolhida "por sua liderança durante a guerra na Ucrânia, bem como por lidar com a pandemia de covid-19".
"Sua influência é única — ninguém mais na lista formula políticas em nome de 450 milhões de pessoas — mas seu compromisso com uma sociedade livre e democrática não é. Von der Leyen é apenas uma face do maior enredo de 2022: mulheres atuando como defensores da democracia", afirma a Forbes.
Saiba Mais
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, também compõem a lista, que não apresentou nenhuma brasileira este ano.
No ano passado, a eleita foi MacKenzie Scott, ex-mulher de Jeff Bezos, fundador da Amazon. Angela Merkel, ex-chanceler da Alemanha, foi a eleita de 2020.
Outros nomes conhecidos também entraram na lista, como Oprah Winfrey em 24º lugar, seguida por Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA. As cantoras Rihanna, Taylor Swift e Beyoncé aparecem em 73º, 79º e 80º, respectivamente. A atriz Reese Witherspoon aparece em 86º; e a roteirista e produtora Shonda Rhimes em 93º.
Confira quem são as dez primeiras da lista de 2022:
- Ursula von der Leyen (Bélgica)
- Christine Lagarde (Alemanha)
- Kamala Harris (EUA)
- Mary Barra (EUA)
- Abigail Johnson (EUA)
- Melinda French Gates (EUA)
- Giorgia Meloni (Itália)
- Karen Lynch (EUA)
- Julie Sweet (EUA)
- Jane Fraser (EUA)
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.