Eu acho...

Correio Braziliense
postado em 30/12/2022 06:00

Peter Zalmayev, diretor da organização não governamental Eurasia Democracy Initiative (em Kiev)
Peter Zalmayev, diretor da organização não governamental Eurasia Democracy Initiative (em Kiev) (foto: Aleksandr Indychii)

"Quando acordei hoje (ontem), por volta das 7h (2h em Brasília), minha casa balançava, as janelas chacoalhavam. As pessoas se acostumaram a essa situação. Os bares e restaurantes de Kiev abriram suas portas, e os moradores apreciaram concertos, que ocorrem onde é possível. A renda arrecadada com a venda dos ingressos vai para as Forças Armadas. A vida continua."

Peter Zalmayev, diretor da organização não governamental Eurasia Democracy Initiative (em Kiev)

 Olexiy Haran, professor de política da Universidade Nacional de Kiev-Mohyla (Ucrânia)
Olexiy Haran, professor de política da Universidade Nacional de Kiev-Mohyla (Ucrânia) (foto: Arquivo pessoal )

"Os russos tentaram uma invasão terrestre na região de Donbass (leste), mas a operação não foi bem-sucedida e eles perderam muitos soldados. Os ataques à infraestrutura se explicam pela falta de sucesso no campo de batalha. Eles visam congelar a Ucrânia e desmotivar a população a resistir à ofensiva de Moscou. Putin pretende que os ucranianos aceitem ceder territórios à Rússia."

Olexiy Haran, professor de política comparativa da Universidade Nacional de Kiev-Mohyla

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE