Susto

Aquário gigante com 1.500 peixes 'explode' em hall de hotel na Alemanha

O "AquaDom" — onde viviam 1,5 mil peixes tropicais, de 100 espécies diferentes — tinha 14 metros de altura e foi descrito como o maior aquário cilíndrico independente do mundo

BBC
Michael Sheils McNamee (em Londres) e Jenny Hill e Michael Steininger (em Berlim) - BBC News
postado em 16/12/2022 10:02 / atualizado em 16/12/2022 10:06
 (crédito: Reuters /Michele Tantussi)
(crédito: Reuters /Michele Tantussi)

Um aquário gigante contendo um milhão de litros de água estourou na manhã desta sexta-feira (16/12) no saguão do Radisson Blu, em Berlim, na Alemanha, inundando o hotel e as ruas próximas.

O "AquaDom" — onde viviam 1,5 mil peixes tropicais, de 100 espécies diferentes — tinha 14 metros de altura e foi descrito como o maior aquário cilíndrico independente do mundo.

A polícia informou que duas pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidro — e houve "danos inacreditáveis".

O aquário AquaDom no Hotel Radisson Blu, em Berlim
Fabrizio Bensch / Reuters
O AquaDom, em Berlim, era o lar de cerca de 1,5 mil peixes tropicais — e continha mais de um milhão de litros de água

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o tanque vazio, e a água escorrendo das tubulações para o saguão do hotel.

Os hóspedes foram retirados do hotel após o incidente às 5h50 da manhã (04:50 GMT).

Do lado de fora, há uma pilha de detritos na rua, em frente às portas de entrada do hotel, que agora pendem para a rua — retorcidas pela força da explosão do tanque.

Paul Maletzki estava hospedado no quarto andar com a namorada.

Ele conta que acordou com um estrondo e um tremor forte. Quando olhou para o saguão, viu a água jorrando por ele. Eles e outros hóspedes foram posteriormente escoltados para fora do hotel por policiais armados.

A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, foi ao hotel para ver os estragos e descreveu a explosão do tanque como um tsunami.

Ela expressou alívio por ter acontecido tão cedo pela manhã — dizendo que cerca de uma hora depois, o saguão e a rua do lado de fora estariam cheios de visitantes, muitos deles crianças.

O aquário foi modernizado há dois anos, e contava com um elevador panorâmico (com paredes de vidro) construído dentro dele para uso dos visitantes. Alguns dos quartos do hotel são anunciados como tendo vista para ele.

Uma mulher usando equipamento de mergulho no aquário AquaDom, cercada por peixes coloridos
Reuters / Fabrizio Bensch
O aquário abrigava mais de 100 espécies diferentes de peixes

O Corpo de Bombeiros de Berlim afirmou que mais de 100 bombeiros foram enviados para o local — e não ficou claro o que causou o rompimento.

Eles disseram que usaram cães de resgate para verificar a área dentro do hotel em busca de potenciais feridos, mas nenhuma vítima foi encontrada.

A polícia disse que "grandes quantidades" de água estavam fluindo para as ruas próximas, e que as pessoas na área deveriam dirigir com cuidado.

Uma fonte policial disse à imprensa local que não há evidências de que a ruptura do aquário tenha sido resultado de um ataque direcionado.

A autoridade responsável pelo transporte público da capital alemã informou que a rua Karl-Liebknecht, junto ao hotel, foi fechada devido à "extrema quantidade de água na via". O serviço de bondes na área também foi interrompido.

Equipes de emergência trabalham após rompimento do aquário AquaDom na rua em frente ao hotel em Berlim
REUTERS/Michele Tantussi
A rua em frente ao hotel foi interditada devido ao alagamento

O site do aquário dizia nesta sexta-feira que a atração estava temporariamente fechada e pedia aos visitantes que reagendassem seus ingressos.

O AquaDom foi inaugurado em dezembro de 2003 e entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes mundiais, como o maior aquário cilíndrico do mundo.

De acordo com notícias publicadas na época da sua construção, custou cerca de 12,8 milhões de euros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC