Estados Unidos

Jovens são salvos por SOS via satélite do iPhone 14 em cânion nos EUA

A solicitação feita pelos dois jovens gerou resgate épico de helicóptero nos cânions na Califórnia; veja o vídeo

Luísa Mariana Moura*
postado em 15/12/2022 13:35 / atualizado em 15/12/2022 13:36
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O sistema de de SOS via satélite do iPhone 14 salvou a vida de dois jovens. Eles perderam o controle do carro e caíram em um cânion na região de Montrose, Califórnia (EUA), na última terça-feira (13/12). A equipe de resgate foi acionada e, com o auxílio de um helicóptero, socorreu os jovens, que estavam com ferimentos moderados.


Segundo a polícia de Montrose, as vítimas conseguiram se desembaraçar do carro. Usando a emergência do serviço de satélite em seu iPhone 14, eles conseguiram se comunicar com um centro de retransmissão via texto.

"O call center nos deu uma latitude e longitude precisas das vítimas. O helicóptero Resgate 5 conseguiu localizar as vítimas, e levá-las para fora do desfiladeiro e transportá-las para um hospital local. As vítimas tiveram ferimentos de leves a moderados" comentaram as autoridades em suas redes sociais.

Esse novo sistema está disponível apenas no modelo 14 do iPhone e funciona nos EUA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha e Irlanda.

Como funciona o SOS

O acionamento só foi possível por conta da novidade do iPhone 14, que permite conexão do celular com um satélite para notificar a emergência às equipes de segurança locais. O iPhone 14 também oferece a opção de enviar mensagens de texto aos serviços de emergência locais por meio de conexão com satélites.

Instruções para ativar:

  • Abra o aplicativo "Configurações";
  • Toque em "SOS de emergência";
  • Toque em "SOS de emergência via satélite"
  • Toque em Experimentar demonstração e siga as instruções na tela.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação