"Tito", um gato perdido em um voo doméstico, levou as autoridades bolivianas a mobilizarem uma equipe para encontrá-lo, mas também gerou uma ameaça de multa de milhares de dólares para a companhia aérea, informaram autoridades nesta terça-feira (13/12).
O diretor técnico da Autoridade Reguladora de Telecomunicações e Transportes (ATT) do estado, Juan Manuel Chavarría, disse que será investigado se a companhia aérea boliviana BOA omitiu protocolos para o transporte de animais de estimação.
"Se for provado algum tipo de infração, poderá surgir uma sanção que chegaria a cerca de 72.000 bolivianos", em torno de 10.345 dólares ao câmbio, disse a autoridade.
"Tito" e sua dona, Andrea Iturri, embarcaram em 8 de dezembro na cidade de Tarija (extremo sul) com destino a Santa Cruz. O animal foi colocado no compartimento de carga, mas ao chegar a seu destino, Iturri descobriu que seu amado bichinho havia se perdido.
A dona lançou uma campanha nas redes sociais para que seu gato - um macho branco e cinza, castrado - fosse encontrado. A mensagem com o apelo clamoroso para encontrar o gato se tornou viral nas redes.
"A Bolívia quer saber onde está Tito", "Coitado do Gato Tito, e que pena pela dona, percebe-se que está sofrendo", foram algumas das frases que circularam ao lado de sua foto. Embora tenham surgido versões de que ele foi encontrado, elas foram imediatamente desmentidas.
Imagens do animal foram postadas na página do Facebook de Andrea Iturri com a mensagem “me ajude a voltar para minha mamãe”.
Até o Ministério de Obras Públicas e Transportes, com jurisdição sobre o trafego aéreo na Bolívia, fez eco aos apelos e destacou que seu ministro, Edgar Montaño, instruiu todas as instituições do setor a "encontrar o gatinho Tito".
O governo disse que latas abertas de atum foram colocadas ao redor do aeroporto Oriel Lea Plaza de Tarija, pois são do gosto a Tito.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Política Lula diz que Bolsonaro incentiva 'ativistas fascistas' nas ruas
- Economia FGTS poderá ser usado para quitar até seis prestações da casa própria
- Economia Além de Galípolo, Haddad confirma Bernard Appy na equipe econômica
- Esportes Messi após vaga na final: "Não sei se essa é a minha melhor versão"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.