Washington, Estados Unidos - O Departamento de Energia dos Estados Unidos afirmou no domingo que anunciará durante a semana um "grande avanço científico", depois que vários meios de comunicação informaram que um laboratório federal alcançou recentemente um marco importante na pesquisa da fusão nuclear.
O jornal Financial Times informou no domingo que cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), na Califórnia, conseguiram um "ganho líquido de energia" de um reator de fusão experimental.
Esta seria a primeira vez que os cientistas produziram com sucesso mais energia em uma reação de fusão – o mesmo tipo que energia alimenta o Sol – do que foi consumido durante o processo, um passo potencialmente importante na busca de energia sem carbono.
O Departamento de Energia e fontes do LLNL afirmaram à AFP que não poderiam comentar ou confirmar a informação do Financial Times, mas anteciparam que Jennifer Granholm, secretária de Energia dos Estados Unidos, anunciará um "grande avanço científico" na terça-feira.
Uma porta-voz do LLNL acrescentou que "as análises ainda estão em curso".
"Esperamos compartilhar mais na terça-feira, quando o processo estiver concluído", disse.
A fusão nuclear é considerada por alguns cientistas como a potencial energia do futuro, especialmente porque produz poucos resíduos e não emite gases de efeito estufa.
"Se este avanço na energia de fusão for verdade, isto pode mudar o jogo para o mundo", tuitou Ted Lieu, congressista do estado da Califórnia.
Saiba Mais
- Esportes Klinsmann aponta força mental e ordem nos pênaltis como motivos da queda do Brasil
- Mundo Presidente do Peru propõe eleições antecipadas depois de protestos que deixaram dois mortos
- Mundo Irã executa segunda pessoa vinculada aos protestos
- Brasil Idoso se afoga dentro de casa, e Minas chega a cinco mortes pelas chuvas
- Diversão e Arte Adele revela em show que fazia terapia cinco vezes ao dia para superar divórcio
- Mundo Adolescente palestina morre durante operação israelense na Cisjordânia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.