Mel Fisher foi um americano simples, que lutou pelo seu país na Segunda Guerra Mundial. Desde criança era obcecado por histórias de naufrágios marítimos e piratas.
Anos depois de ter retornado da II Guerra, e com um diploma de engenheiro debaixo do braço, ele montou uma pequena empresa na Flórida, destinada a procurar navios afundados na área do Caribe. Depois de muitas tentativas e de ter perdido um filho em uma dessas expedições, Fisher foi finalmente recompensado, em 1986.
No ano em que o Brasil realizou as primeiras eleições para governador de Estado, depois de quase vinte anos em que eles eram escolhidos indiretamente, e que a Argentina foi campeã do mundo no México, com Maradona, Mel Fisher e sua equipe encontraram o tesouro marítimo do galeão “Nuestra Señora de Atocha”, que afundou próximo a “Florida Keys”, em 1622. Fisher procurou esse tesouro por aproximadamente vinte anos. Foi recompensado. O valor dos bens encontrados superava a casa de US$ 400 milhões.
A expedição (talvez fosse correto dizer “expedições”) foram financiadas por Frank Perdue, magnata estadunidense, dono do frigorífico “Perdue Farms”, fundado pelo seu pai e que ele ajudou a expandir.
Perdue recebeu parte do tesouro encontrado no “Atocha” e em seguida o doou para o Smithsonian Institute e para o Delaware Technical College. Manteve com ele somente duas pedras preciosas, entre elas uma esmeralda que ele mandou transformar em anel e presentou sua terceira esposa, Mitzie Perdue.
Frank Perdue faleceu em 2005, e agora, em 2022, sua viúva, Mitzie doou a esmeralda para ser leiloada, todo o valor arrecadado será doado à Ucrânia, para os esforços humanitários do país afetado pela invasão russa e que ela, Mitzie, visitou recentemente.
A esmeralda retirada pelos espanhóis das Américas, afundada no Caribe (1622), encontrada quase quatro séculos depois (1986), foi leiloada em 07 de dezembro pela Sotheby’s, sofisticada casa de leilões em Nova Iorque. Como dito, todo o valor da venda será destinado a ajudar os ucranianos em 2022. O anel foi arrematado por US$ 1.200.000 (um milhão e duzentos mil dólares)!
O que iria para o Reino de Espanha em 1622, vai ajudar ucranianos esmagados por uma invasão russa a um Estado soberano, invasão que se transformou numa guerra pontilhada de indícios de crimes de guerra praticados pelo Kremlin.
* João Carlos Souto, Professor de Direito Constitucional em Brasília, Procurador da Fazenda Nacional e autor de “Suprema Corte dos Estados Unidos – Principais Decisões” (Atlas, 4ª ed/2021).
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Ozonioterapia, usada por Anitta nos EUA, não é recomendada no Brasil
- Cidades DF Vídeo mostra seguranças do metrô no DF imobilizando vendedor ambulante
- Esportes Tite se emociona e é aplaudido na chegada da Seleção ao Brasil
- Diversão e Arte BBB 23: Boninho compartilha primeiras imagens da casa
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.