Alerta

Vulcão de Fogo entra em erupção na Guatemala

Segundo a instituição, a erupção do vulcão, de 3.763 metros de altura e localizado 35 quilômetros a sudoeste da Cidade da Guatemala, gera "constantes explosões fracas, moderadas e fortes"

Agence France-Presse
postado em 11/12/2022 11:11
 (crédito: Johan ORDONEZ / AFP)
(crédito: Johan ORDONEZ / AFP)

O Vulcão de Fogo, que em 2018 causou uma avalanche que provocou 215 mortes na Guatemala, iniciou neste sábado uma nova fase de erupção com explosões, expulsão de cinzas e fluxo de lava, anunciaram as autoridades.

"O Vulcão de Fogo apresentou um aumento de sua atividade e nos últimos minutos entrou em fase de erupção (...). A erupção é principalmente efusiva acompanhada de pulsos incandescentes da fonte de lava", informou o Instituto de Vulcanologia (Insivumeh) em um boletim informativo.

Segundo a instituição, a erupção do vulcão, de 3.763 metros de altura e localizado 35 quilômetros a sudoeste da Cidade da Guatemala, gera "constantes explosões fracas, moderadas e fortes".

Também provoca uma "fonte incandescente" de lava que ultrapassa 500 metros acima da cratera e uma coluna de cinzas que se eleva a mais de um quilômetro do topo do vulcão, localizado entre os departamentos (províncias) de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, acrescentou o Insivumeh.

Até agora, não foram ordenadas evacuações preventivas nas comunidades próximas do colosso, segundo Rodolfo García, porta-voz da Coordenação Nacional de Redução de Desastres (Conred), entidade responsável pela defesa civil.

  • A plume of ash and smoke rises from the Fuego volcano after its eruption, as seen from Alotenango, a municipality in Sacatepequez department 65 kilometers southwest of Guatemala City on December 11, 2022. - The Fuego volcano, which in 2018 triggered an avalanche that left 215 people dead in Guatemala, began a new eruption phase on December 11 with explosions, ash ejection, and lava flows, announced authorities who so far report no evacuations. (Photo by Johan ORDONEZ / AFP) Johan ORDONEZ / AFP
  • The Fuego volcano erupts, as seen from Alotenango, a municipality in the department of Sacatepéquez 65 kilometers southwest of Guatemala City, on December 11, 2022. - The Fuego volcano, which in 2018 triggered an avalanche that left 215 people dead in Guatemala, began a new eruption phase on December 11 with explosions, ash ejection, and lava flows, announced authorities who so far report no evacuations. (Photo by Johan ORDONEZ / AFP) Johan ORDONEZ / AFP
  • Fuego volcano, as seen from Alotenango, a municipality in Sacatepequez department 65 kilometres southwest of Guatemala City, erupts on December 11, 2022. (Photo by Johan ORDONEZ / AFP) Johan ORDONEZ / AFP
  • Fuego volcano, as seen from Alotenango, a municipality in Sacatepequez department 65 kilometres southwest of Guatemala City, erupts on December 11, 2022. (Photo by Johan ORDONEZ / AFP) Johan ORDONEZ / AFP

O responsável explicou que está em comunicação com as autoridades das áreas povoadas próximas ao vulcão diante da possível chuva de cinzas a noroeste do cone vulcânico, além do risco de uma fluxo de lava de cerca de 800 metros descendo uma colina.

Uma erupção do Vulcão de Fogo em 3 de junho de 2018 provocou uma avalanche de material incandescente que devastou a comunidade San Miguel Los Lotes em Escuintla e parte de uma estrada em Sacatepéquez, deixando 215 mortos e um número similar de desaparecidos.

Junto com o Vulcão de Fogo, os vulcões Santiaguito (oeste) e Pacaya (sul) também estão ativos na Guatemala.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação