A Arábia Saudita condenou à morte três irmãos que se recusaram a deixar suas residências para dar espaço à construção da cidade futurística NEOM, idealizada pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman. O preço estimado para o empreendimento é de US$ 500 bilhões (equivalente a 2,6 trilhões de reais).
De acordo com informações do jornal Extra, os irmãos Shadli, Attaullah e Ibrahim al-Howeitat foram condenados em outubro deste ano, mas a sentença só foi revelada recentemente, sendo proferida pelo Tribunal Criminal Especializado da Arábia Saudita.
Os irmãos são da etnia Howeitat, que há séculos resiste em cidades sauditas, em defesa das terras de origem. Em 2020, outro irmão do trio condenado pelo país foi morto por ter criticado despejos forçados nas redes sociais.
Segundo comunicado à imprensa, veiculado no site do projeto da cidade futurística, a NEOM foi anunciada em 2017 e funcionará com 100% de energia renovável e a criação do lugar significa uma "revolução civilizacional". "Em janeiro do ano passado, Sua Alteza Real lançou a ideia inicial e a visão da cidade que redefine o conceito de desenvolvimento urbano e como devem ser as cidades do futuro", diz a nota.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Diversão e Arte Afastado da carreira de ator, Bruce Willis faz rara aparição
- Esportes Gol mais potente da Copa alcançou 121,6 km/h; veja a lista completa
- Política Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime de injúria racial
- Brasil 'Ele foi um guerreiro', diz mãe de menino arrastado por enxurrada em BH
- Brasil Vira-lata salva criança de 7 anos de ataque de pitbull em Minas Gerais
- Política Haddad se reúne com Guedes: "Foi uma conversa excelente, muito cordial"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.