ESTADOS UNIDOS

Marinha dos EUA intercepta armas enviadas pelo Irã para rebeldes no Iêmen

Este carregamento de armas foi descoberto na quinta-feira (1º) durante uma revista para "verificação de bandeira"

AFP
postado em 03/12/2022 14:39
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A Marinha americana anunciou, neste sábado (3/12), que interceptou navio pesqueiro com um milhão de cartuchos, além de milhares de lança-foguetes, enviados do Irã para os territórios do Iêmen controlados pelos rebeldes huthis.

Este carregamento de armas foi descoberto na quinta-feira (1º) durante uma revista para "verificação de bandeira", disse a Quinta Frota dos Estados Unidos, baseada no Bahrein, em um comunicado.

A Marinha afirmou que esta é "a segunda apreensão importante de armas ilegais no último mês" nesta rota marítima.

O vice-almirante Brad Cooper acusou o Irã de "envio ilegal de ajuda letal" e criticou Teerã por seu "comportamento desestabilizador", segundo um comunicado.

As autoridades iranianas dizem apoiar os rebeldes huthis, mas negam o envio de armas.

O pesqueiro interceptado na quinta-feira transportava cerca de 7.000 lançadores de foguetes e "propulsores usados para lançar mísseis RPG", descreveu a nota.

Em novembro, a Marinha americana já havia anunciado a apreensão de "materiais que poderiam ser usados para fazer combustível para mísseis, assim como explosivos", em um navio procedente do Irã e destinado aos rebeldes iemenitas.

Iniciada em 2014, a guerra no Iêmen deixou centenas de milhares de mortos e originou uma das piores crises humanitárias do mundo.

Uma trégua, mediada pela ONU em abril, deu um respiro de seis meses a esse país devastado, mas ela não foi prorrogada após expirar, no final de outubro.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação