Palmdale, EUA - Os Estados Unidos apresentaram na sexta-feira (2/12) o B-21 Raider, um bombardeiro "invisível" de alta tecnologia que pode transportar armas nucleares e convencionais e foi projetado para voar sem tripulação a bordo.
A cerimônia foi realizada nas instalações do fabricante do B-21, Northrop Grumman, em Palmdale, Califórnia, e começou com o hino nacional dos EUA, enquanto bombardeiros mais antigos rugiam sobre uma multidão, incluindo funcionários de alto escalão do governo americano.
O custo estimado é de cerca de US$ 700 milhões por unidade. Segundo a porta-voz da Força Aérea dos Estados Unidos, Ann Stefanek, Washington planeja comprar 100 aparelhos desse modelo.
"O B-21 Raider é o primeiro bombardeiro estratégico em mais de três décadas", disse o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, em seu discurso na cerimônia.
Muitos detalhes da aeronave estão sendo mantidos em sigilo, mas se sabe que ela oferecerá avanços significativos em relação aos bombardeiros existentes na frota americana.
"Nenhum outro bombardeiro de longo alcance pode igualar sua eficiência" e durabilidade, frisou Austin, acrescentando que foi "projetado para ser o bombardeiro de mais fácil manutenção já construído".
Assim como os aviões de guerra F-22 e F-35, o B-21 tem tecnologia que dificulta a detecção por radar, devido ao seu formato e aos materiais com os quais é construído.
“Mesmo os sistemas de defesa aérea mais sofisticados terão dificuldades para detectar o B-21 no céu”, afirmou Austin. Segundo ele, “50 anos de avanços tecnológicos foram investidos neste avião”.
O avião também é construído com "arquitetura de sistema aberto", o que permite a incorporação de "novas armas que ainda não foram inventadas", completou.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Mundo Diretor artístico da Balenciaga pede desculpa por campanha com crianças
- Mundo Procurador promete resultados rápidos sobre análise do véu obrigatório
- Diversão e Arte Guns N' Roses processa loja de armas do Texas por apropriação de nome
- Esportes Mbappé e outros jogadores mandam mensagens de apoio para Pelé
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.