O Parlamento e o Judiciário do Irã estão trabalhando na questão do véu obrigatório para as mulheres – anunciou o procurador-geral do país, Mohammad Jafar Montazeri, que prometeu resultados rápidos, sem especificar em que direção a lei poderia ser alterada.
O Irã está mergulhado em uma onda de protestos desde a morte de Mahsa Amini, uma jovem curdo-iraniana de 22 anos que morreu em 16 de setembro após ser detida pela polícia moral. Ela foi acusada de violar o código de vestimenta da República Islâmica, que obriga as mulheres a usarem o véu em público.
As mulheres lideram os protestos, nos quais gritam palavras de ordem contra o governo, tiram e queimam seus véus.
Saiba Mais
"O Parlamento e o Judiciário estão trabalhando" no assunto, declarou Montazeri à agência de notícias Isna na sexta-feira (2).
O presidente ultraconservador Ebrahim Raissi já impôs novas restrições ao vestuário.
O procurador-geral anunciou uma data próxima para os resultados do exame sobre o uso obrigatório do hijab.
"Na quarta-feira, tivemos uma reunião com a Comissão de Cultura do Parlamento e veremos os resultados em uma ou duas semanas", disse ele em um discurso em Qom, ao sul de Teerã.
O uso do véu se tornou obrigatório no Irã em 1983, quatro anos depois da Revolução Islâmica de 1979.
A polícia moral, conhecida como Gasht-e Ershad (patrulhas de orientação), foi criada no mandato do presidente ultraconservador Mahmud Ahmadinejad para "difundir a cultura da decência e o hijab".
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Mamma Bruschetta recusa sexo com ficante após 40 anos sem transar
- Cidades DF Adolescente de 17 anos morre após colidir carro contra árvore na DF-250
- Esportes Pelé não responde mais a tratamento e está em cuidados paliativos, diz jornal
- Blogs Redirect Senadores e ambientalistas freiam PL do Veneno
- Blogs Redirect PT não quer Bolsa Família nas mãos de Simone Tebet
- Mundo Diretor artístico da Balenciaga pede desculpa por campanha com crianças
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.