ÉTICA NAS REDES

Musk diz que vai restabelecer contas suspensas no Twitter

Musk se descreveu como um absolutista da liberdade de expressão e disse que o Twitter geralmente deveria intervir apenas para cumprir as leis locais

Agência Estado
postado em 24/11/2022 21:54 / atualizado em 24/11/2022 21:54
 (crédito: OLIVIER DOULIERY/AFP)
(crédito: OLIVIER DOULIERY/AFP)

Elon Musk disse que restabeleceria contas suspensas no Twitter, trazendo de volta usuários que anteriormente haviam sido banidos por postar discurso de ódio, incitar a violência ou se envolver em outro comportamento que violasse suas políticas.

Musk disse nesta quinta-feira (24/11) que a anistia começaria na próxima semana, desde que as contas não "violassem a lei ou se envolvessem em spam flagrante". Ele tomou a decisão após consultar os usuários da plataforma. "Vox Populi, Vox Dei", ele twittou, uma frase latina que significa que a voz do povo é a voz de Deus.

Desde que ele assumiu o Twitter, a rede social restabeleceu várias contas importantes, incluindo as pertencentes ao ex-presidente Donald Trump, ao rapper Kanye West e à comediante Kathy Griffin. No entanto, Musk também twittou recentemente que não iria restabelecer a conta do teórico da conspiração Alex Jones. Não ficou claro quantas outras contas seriam restabelecidas.

Musk se descreveu como um absolutista da liberdade de expressão e disse que o Twitter geralmente deveria intervir apenas para cumprir as leis locais. Desde que Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões no mês passado, ele fez grandes mudanças na empresa - cortando sua equipe, cobrando dos usuários pelas marcas de seleção "verificadas" do Twitter e reformulando a moderação de conteúdo da plataforma.

Antes de Musk assumir o Twitter, a empresa baniu ou suspendeu contas por comportamentos como perseguição, xingamentos racistas e doxing - uma forma de assédio na qual o assediador publica informações privadas ou de identificação sobre alguém na internet.

Depois de assumir o Twitter, Musk disse que a empresa "formaria um conselho de moderação de conteúdo com pontos de vista amplamente diversos". Ele acrescentou: "Nenhuma decisão importante de conteúdo ou restabelecimento de contas acontecerá antes que o conselho se reúna." 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.