Duas perguntas para...

Gerald Steinberg, professor de ciência política da Universidade Bar Ilan, em Ramat Gan (subúrbio de Tel Aviv)

Correio Braziliense
postado em 24/11/2022 06:00

Crédito: Arquivo Pessoal. Gerald M. Steinberg, professor do departamento de estudos políticos da Universidade Bar Ilan, em Israel.
Crédito: Arquivo Pessoal. Gerald M. Steinberg, professor do departamento de estudos políticos da Universidade Bar Ilan, em Israel. (foto: Arquivo pessoal)

Que desafios esse duplo atentado representa para o governo de Netanyahu?

Durante a campanha eleitoral, Netanyahu e seus aliados no novo governo disseram que as políticas de gabinetes anteriores de cooeração com a liderança palestina encorajaram o terror. Eles prometeram aumentar a segurança e derrotar os terroristas. Esses atentados destacam os desafios que eles enfrentarão em cumprir com essas promessas. 

O senhor vê graves falhas no esquema de segurança, ante a raridade de ataques desse tipo em Jerusalém?

Os atentados de hoje (ontem) exigiram capacidades e planejamento avançados, como demonstrado há duas décadas. As organizações terroristas paletsinas, como a Jihad Islâmica, tentaram ataques semelhantes nos últimos meses, mas foram expostas e impedidas pelos serviços de segurança israelenses. Dessa vez, eles falharam e precisarão expandir as capacidades de inteligência rapidamente, a fim de prevenir ataques terroristas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE