Autoridades do Irã disseram nesta terça-feira (22/11), que o país aumentou sua produção de urânio enriquecido que pode ser usado em armamentos ao iniciar produção em uma segunda instalação nuclear. Trata-se de uma resposta à repreensão formal feita pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) contra o Irã, na semana passada, por não cooperar com a entidade.
O Irã já produz urânio enriquecido em 60% de sua principal instalação nuclear, para fornecer combustível para pelo menos uma arma nuclear. A declaração desta terça-feira, divulgada pela mídia estatal iraniana, indica que Teerã, agora, também produzirá urânio altamente enriquecido em sua usina nuclear subterrânea fortificada de Fordow.
Saiba Mais
A AIEA deve informar sobre novas atualizações do programa nuclear do Irã na tarde desta terça-feira, segundo diplomatas ocidentais.
O Irã ameaçou tomar medidas de retaliação em resposta ao apoio do conselho da AIEA a uma resolução elaborada pelos EUA e pela Europa repreendendo Teerã por não cooperar com uma investigação da agência sobre material nuclear não declarado encontrado em território iraniano. O país tomou medidas semelhantes para aumentar seu programa nuclear e reduzir a supervisão da AIEA de suas atividades após resoluções anteriores do conselho da agência.
O Irã vem expandindo seu programa nuclear desde 2019, um ano depois que o governo de Donald Trump tirou os EUA do acordo nuclear de 2015 - que, por sua vez, suspendeu a maioria das sanções internacionais contra Teerã em troca de fortes restrições, mas temporárias, às suas atividades nucleares.
Os esforços para restabelecer o pacto, que incluiria medidas do Irã para reduzir seu estoque de urânio enriquecido por vários anos, estão atualmente paralisados e com pouca perspectiva de retomada. Fonte: Dow Jones Newswires.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
Saiba Mais
- Tecnologia Facebook e Twitter estão 'ameaçados de extinção'?
- Revista do Correio Por que o futebol continua sendo o esporte mais popular do mundo?
- Esportes Fim do mistério: Thiago Silva será capitão do Brasil contra Sérvia na Copa
- Esportes Fifa abre expediente disciplinar contra o Equador por cantos da torcida
- Diversão e Arte Políticos manifestam pêsames nas redes por morte de Erasmo Carlos
- Economia 'Não acreditem em fake news', diz Guedes, sobre rombo ou irresponsabilidade fiscal
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.