A democrata Maura Healey se tornou a primeira governadora abertamente lésbica eleita nos Estados Unidos nesta terça-feira (8), depois de derrotar o republicano Geoff Diehl, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, no estado de Massachusetts, segundo vários meios de comunicação.
Healy, 51, atual procuradora-geral de Massachusetts, localizado no nordeste do país, venceu confortavelmente seu adversário e garantiu para os democratas esse importante estado, que estava nas mãos dos republicanos.
Saiba Mais
- Mundo Nove países se unem para impulsionar energia eólica marinha
- Mundo Como pobreza e corrupção nos EUA se comparam às da América Latina
- Mundo COP-27: OMC defende verba anual de US$ 100 bi por ano a países em desenvolvimento
- Mundo Divididos, os Estados Unidos esperam veredicto eleitoral sobre Biden
O governador em exercício Charlie Baker, um republicano moderado, decidiu não concorrer a um terceiro mandato.
Healy pode não estar sozinha. A candidata democrata ao governo do estado de Oregon (noroeste), Tina Kotek, também é abertamente lésbica.
Essas eleições de meio de mandato foram as primeiras da história com candidatos LGBTQ nos 50 estados do país e na capital Washington D.C., um exemplo de como essa comunidade se tornou uma força eleitoral cada vez mais poderosa no país. A maioria concorre pelo Partido Democrata.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.