O partido francês de extrema direita Reagrupamento Nacional (Rassemblement National, RN) elegeu, neste sábado (5/11), Jordan Bardella, de 27 anos, como presidente, substituindo Marine Le Pen.
Bardella, um protegido de Le Pen e favorito para assumir a presidência do partido, obteve 85% dos votos e derrotou o prefeito de Perpignan (sul), Louis Alliot, que obteve 15%.
Após 11 anos no comando da formação política, Marine Le Pen decidiu se aposentar da presidência do partido, antes conhecido como Frente Nacional (FN), que seu pai, Jean-Marie Le Pen, liderou antes dela por quase 40 anos.
Saiba Mais
Bardella não pretende ofuscar Marine Le Pen, que continuará a ser a principal figura do partido, segundo suas próprias palavras.
"Sou um candidato de continuidade, com o objetivo de proteger [seu] legado incrível", afirmou antes de ser eleito.
Bardella gostaria que Le Pen concorresse à presidência francesa pela quarta vez em 2027, depois de alcançar um recorde de 41,45% de votos no segundo turno das eleições de abril contra o centrista Emmanuel Macron.
A até então presidente do RN liderou a campanha eleitoral das eleições legislativas em junho, e conquistou 89 cadeiras, 10 vezes mais do que cinco anos antes.
A formação tornou-se, assim, o primeiro partido de oposição na Assembleia Nacional.
Saiba Mais
- Política Vitória do 'campo democrático' encerra ciclo dos protestos de 2013, diz pesquisador
- Ciência e Saúde Por que falar com desconhecidos pode nos deixar mais felizes
- Brasil Brasileiro é eleito membro da Corte Internacional de Justiça da ONU
- Brasil Comunidade em Mariana toma forma, mas se distancia do aspecto rural
- Política Cidades com passe livre reduzem mais a abstenção no segundo turno
- Economia Agronegócio fala em diálogo com Lula e pede que não tolere invasões
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.