Autoridades em uma província da Holanda vão permitir que alguns lobos sejam atingidos com bolas de paintball, como parte de um plano para torná-los menos acostumados com pessoas.
As autoridades acreditam que os lobos holandeses estão perdendo o medo dos humanos — algo que pode ser perigoso no longo prazo.
A decisão do governo da província holandesa de Arnhem foi tomada depois que surgiu um vídeo nas redes sociais mostrando um lobo passeando perto de uma família no parque nacional Hoge Veluwe.
- Mortes de girafas no Rio estão ligadas a 'maior caso de tráfico de animais da história do Brasil', diz polícia
- Como traficantes chineses ameaçam onça-pintada na América Latina
A munição de paintball foi escolhida por ajudar guardas florestais a identificar quais lobos já foram atingidos.
O plano das autoridades é que essa estratégia faça com que os lobos mantenham uma distância de pelo menos 30 metros das pessoas.
De @faunabeschermin heeft aangifte gedaan tegen directie @HogeVeluwe wegens het verzaken van haar zorgplicht jegens de onder haar verantwoordelijkheid vallende wolven. Nergens werden wolven zo tam zonder bijvoeren @Meldpunt144 @POL_Gelderland ???????? pic.twitter.com/UX2LOHVvKw
— DFB Gelderland (@fb_provGLD) October 26, 2022
Um porta-voz da província disse ao site DutchNews que um dos lobos parecia estar em busca de pessoas.
A organização ambientalista Faunabescherming acusou os funcionários do parque de alimentar os lobos com o objetivo de deixá-los mais mansos — o que permite que eles sejam classificados como "animais problemáticos" e possam ser abatidos.
Ao DutchNews, o proprietário do parque nega a acusação, apesar de ter dito anteriormente que lobos "não têm lugar na Holanda".
Um relatório publicado em junho afirma que há apenas cerca de 20 lobos adultos na Holanda.
A medida adotada pelo governo local não significa que qualquer pessoa com uma arma de paintball possa ir ao parque para atirar nos lobos. Apenas pessoas especialmente autorizadas poderão usar as armas contra os lobos. Ainda não foi definida uma data para implementação da medida.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.