CONFLITO

Biden diz que 'Armagedon' nuclear é a maior ameaça mundial desde 1962

O presidente americano alertou, ainda, que o presidente russo Vladimir Putin "não está brincando" quando ameaça usar armas nucleares

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, avalia que o mundo está sob ameaça de um "Armagedon" nuclear pela primeira vez desde a Guerra Fria. "Não enfrentamos um possível Armagedon desde (John) Kennedy e a crise dos mísseis de Cuba em 1962", disse Biden na quinta-feira (6/10), em evento de arrecadação de fundos do Partido Democrata.

O presidente americano alertou, ainda, que o presidente russo Vladimir Putin "não está brincando" quando ameaça usar armas nucleares. Especialistas acreditam que ataques táticos com armas relativamente pequenas são possíveis. Mas Biden alertou que mesmo um ataque tático em uma área limitada pode desencadear um conflito maior.

Saiba Mais

"No entanto, não acho que exista a possibilidade de uso fácil de uma arma tática nuclear sem resultar em um Armagedon. Estou tentando descobrir qual é a saída de Putin. Onde pode encontrar uma saída? Numa posição em que não só perderia prestígio, mas um poder significativo na Rússia?", disse Biden.

Nesta segunda-feira (10/10), a capital ucraniana Kiev foi alvo de bombardeio. Dos 83 mísseis russos lançados contra a Ucrânia, 43 foram derrubados pelas defesas antiaéreas ucranianas. Ao menos 10 pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas, de acordo com a polícia nacional ucraniana.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Com informações da AFP*

Saiba Mais