Berlim, Alemanha- O governo alemão estabeleceu nesta quarta-feira (26/10) um marco para legalizar a cannabis de uso recreativo para adultos, sujeito à aprovação da legislação europeia - informou o ministro da Saúde, Karl Lauterbach.
As principais linhas do projeto visam a colocar a produção e o comércio da cannabis sob "controle público" e permitir a compra e a posse "de uma quantidade máxima de 20 a 30 gramas" para consumo pessoal, disse o ministro em coletiva de imprensa.
O documento prevê o "controle público da cadeia de fornecimento" da cannabis com o objetivo de "garantir a proteção da saúde e coibir o crime organizado e o mercado clandestino".
O plano organiza "a produção, o fornecimento e o comércio de cannabis recreativa no âmbito de licenças controladas pelo Estado", detalha.
Já o uso por menores de 18 anos continua sendo estritamente proibido.
O ministro justificou esta reforma, que fará da Alemanha um dos países mais liberais da Europa, pelo desejo "de obter uma melhor proteção das crianças e dos jovens". Nesse sentido, avaliou que a política não tem sido "realmente eficaz" até o momento.
"Se tudo correr bem, acho que a legalização poderá ocorrer em 2024", afirmou o ministro social-democrata.
Tudo dependerá, na verdade, da aprovação da Comissão Europeia.
"Estamos verificando que as linhas gerais que traçamos neste documento são compatíveis com o direito internacional e europeu", sublinhou.
Caso a Comissão Europeia não dê sua aprovação, o documento não vai gerar um projeto de lei, especificou.
A legalização da cannabis é uma reforma histórica prometida pelo governo de coalizão dos sociais-democratas, verdes e liberais do FDP formado há um ano.
Saiba Mais
- Política Bolsonaro em Teófilo Otoni: "Vamos para a virada, Minas já virou"
- Mundo 'Argentina, 1985': como foi o julgamento histórico que revelou horrores da ditadura
- Ciência e Saúde Sintomas mais comuns de covid-19 mudaram, saiba o porquê e quais são
- Política TSE multa campanha de Bolsonaro por impulsionamento do site "Lulaflix"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.