Lula
Pedro Sánchez, premiê da Espanha
Em vídeo publicado ontem, o primeiro-ministro Sánchez, líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), declarou apoio explícito ao petista. "Quero transmitir todo o meu apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva nesta eleição decisiva para o futuro de uma terra tão ligada à Espanha", afirmou. Ele lembrou que o Brasil "é a maior da economia para a América Latina e sua voz é essencial diante dos grandes desafios globais que nos une". "Uma voz de abertura ao mundo e não de desconfiança, de esperança e não de medo", acrescentou.
António Costa, premiê de Portugal
Em vídeo de 40 segundos, António Costa salienta que "o primeiro-ministro de Portugal não se pronuncia nem interfere nas eleições de nossos irmãos brasileiros". 'Sou amigo do Brasil e tenho muitas saudades das relações de proximidade e de amizade entre Portugal e Brasil. O mundo precisa de um Brasil forte, de um Brasil que participe das grandes causas da humanidade", disse. "Um país que combata a desigualdade, que enfrente as mudanças climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva."
Roberto Gualtieri, prefeito de Roma
Em mensagem gravada em português, o prefeito da capital italiana refere-se ao petista como "meu caro amigo Lula". "Quero te enviar meus abraços e meus votos de sucesso na eleição do próximo dia 30. Os anos em que você governou o Brasil foram anos de desenvolvimento econômico e social sem antecedentes no país, e fonte de grande admiração e inspuração no mundo inteiro", afirmou. Gualtierie citou a retirada de milhões de famílias da pobreza e a "contribuição fundamental" de Lula para um sistema econômico internacional mais justo.
Bolsonaro
Donald Trump, ex-presidente dos EUA
A bordo de seu avião, Donald Trump, ex-presidente dos EUA, gravou um vídeo dedicado às "pessoas do Brasil", em 1º de outubro. "Vocês têm uma grande oportunidade de reeleger um líder fantástico, um homem fantástico, um dos maiores presidentes de qualquer país do mundo. Presidente Bolsonaro. Ele tem feito um trabalho absolutamente incrível na economia. Ele é respeitado por todos em todo o mundo", afirmou. "Então, eu apoio fortemente o presidente Bolsonaro. Espero que ele seja o seu líder por muito tempo."
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria
Também expoente da extrema-direita, o premiê Viktor Orbán enviou um vídeo com elogios a Bolsonaro, pouco antes das eleições de primeiro turno. "Tenho servido meu país por mais de 30 anos, e encontrado muitos líderes, mas muito poucos tão destacados quanto o seu presidente, Bolsonaro", declarou. Orbán citou a "economia estável" e a "redução da taxa de criminalidade". "Ele preparou um futuro mais brilhante para o Brasil. (Bolsonaro) Tem a coragem de colocar o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos nós", disse.
Ted Cruz, senador norte-americano
Integrante do Partido Republicano e senador pelo Texas, Ted Cruz falou em uma palestra sobre a eleição no Brasil, um dia antes da realização do primeiro turno. Ele lembrou que o Brasil é o maior país da América Latina. "Bolsonaro (...) tem sido um forte amigo dos EUA, um forte defensor da livre iniciativa. (...) Eu vou falar para as pessoas do Brasil. Se elas olharem todos os países da América Latina que optaram pela esquerda, por um socialismo anti-americano, o resultado consistentemente tem sido sofrimento e pobreza", afirmou o congressista.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.