REINO UNIDO

Ativistas comparecem à Justiça por jogarem sopa em tela de Van Gogh

A pintura em si não foi danificada, pois estava protegida por um vidro, mas a moldura, sim, que sofreu "danos menores", anunciou a galeria

Agence France-Presse
postado em 15/10/2022 11:21 / atualizado em 15/10/2022 11:22
 (crédito: HANDOUT / JUST STOP OIL / AFP)
(crédito: HANDOUT / JUST STOP OIL / AFP)

Duas ativistas ambientais compareceram a um tribunal britânico, neste sábado (15/10), por terem jogado sopa de tomate na pintura "Girassóis", de Vincent Van Gogh, na National Gallery de Londres.

Anna Holland, de 20 anos, e Phoebe Plummer, de 21, ambas do grupo de desobediência civil Just Stop Oil, declararam-se inocentes em seu comparecimento perante o juiz distrital Tan Irkam. As duas foram soltas sob fiança à espera do julgamento em 13 de dezembro em Londres.

A pintura em si não foi danificada, pois estava protegida por um vidro, mas a moldura, sim, que sofreu "danos menores", anunciou a galeria.

As duas entraram na National Gallery e jogaram duas latas de sopa Heinz sobre a tela, pintada em 1888 pelo mestre impressionista holandês. A obra é avaliada em US$ 84,2 milhões.

Com esta ação, Just Stop Oil quis dar visibilidade à sua reivindicação de que o governo britânico interrompa todos os novos projetos de exploração de hidrocarbonetos no país, informou a organização ambientalista em um comunicado.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação