A votação de 2022 para presidente já foram encerradas em 59 países. Segundo o TSE, até ao meio-dia, as eleições presidenciais já tinham terminado para alguns dos eleitores brasileiros residentes no exterior.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 697.078 eleitores estão aptos a votar fora do Brasil, o que significa 39,21% a mais do que a última eleição, em 2018. Lisboa é cidade com maior número de eleitores e os Estados Unidos são o país com maior colégio eleitoral.
No Brasil, a votação será unificada com o horário de Brasília, de forma que ocorrerá das 8h da manhã às 17h. O resultado, incluindo o das seções eleitorais no exterior, só será contabilizado no encerramento.
Os resultados prévios, compartilhado nas redes sociais, são feitos a partir da fotos dos Boletins das Urnas (BUs), documentos são impressos pelas urnas eletrônica no encerramento de cada sessão. A contagem vale apenas para o cargo de presidente, já que os eleitores residentes fora do país votam no modelo de trânsito, que inclui a votação apenas para presidente da república.
A partir dessas fotos, é possível verificar se o documento é autêntico e o número oficial de votos registrados em cada urna por meio da leitura do QR Code de cada boletim no aplicativo TSE Boletim na Mão.
Os BUs não são a divulgação oficial do TSE e os votos são referentes ao que cada candidato recebeu naquela seção específica, e não em todo o país.
Até o momento da postagem da matéria, o atual presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro vence em Israel e Japão, enquanto Lula leva vantagem na Oceania e em países europeus divulgados até o momento.
Austrália
Segundo o TSE, a Austrália tem apenas cinco locais de votação este ano, em Sydney, Camberra, Melbourne, Perth e Brisbaine.
Lula também foi o que angariou mais votos. De acordo com a SBS, TV pública da Austrália, Lula obteve 3.672 votos contra 1.917 de Bolsonaro — uma vitória de 54,8% contra 28%.
A SBS afirmou que, dos 15.390 eleitores aptos a votar no primeiro turno na Austrália, 44% compareceram às urnas — um total de 6785 pessoas. Boletins de urna em Sydney, Brisbane, Melbourne, Camberra e Perth apresentaram vitória do petista.
Nova Zelândia
Na Nova Zelandia, a votação ocorreu em quatro seções eleitorais: 1690 - 1693 - 1691 - 1689, todas na Embaixada Brasileira em Wellington, capital do país. Este foi o primeiro local a encerrar a votação, estando 16h à frente do Brasil, pelo fuso horário.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 329 votos de um total de 458, o que significa uma vitória nas urnas com 71%. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 71 votos. Já Ciro Gomes (PDT) obteve 18 votos, enquanto Simone Tebet (MDB) ficou com 8.
???????? BOLETINS DE URNA: NOVA ZELÂNDIA
Em 4 urnas da cidade de Wellington, na Nova Zelândia, o ex-presidente presidente Lula venceu em todas. Confira o resultado:
FOTO: @andressoalves pic.twitter.com/XLgpNj6eyL— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 2, 2022
Japão
No Japão, brasileiros podem votar em 10 locais diferentes. Boletins de Tóquio indicam a vitória de Bolsonaro. Na seção 1787, por exemplo, Bolsonaro teve 178 votos e Lula recebeu 40. Tebet teve 18 votos e Ciro, 15.
A contagem final dos boletins divulgados na internet é a seguinte: 5175 para o atual presidente e 1348 pra o Lula.
BOLETIM DE URNA
????Tóquio, Japão
O candidato Jair Bolsonaro (PL) venceu em todas as sessões que estão na cidade de Tóquio, no Japão. pic.twitter.com/TiwOUZuiND— SALLADINO (@SalatielB22) October 2, 2022
Israel
Seções da capital Tel Aviv apontaram vitória de Bolsonaro. Números de boletins de urnas publicados pelo Instituto Brasil-Israel apontam que o atual presidente obteve 46% dos votos, ficando em primeiro lugar. Lula obteve 38%.
NÚMEROS FINAIS EM ISRAEL
— Instituto Brasil-Israel (@ibi_br) October 2, 2022
Em Israel, Bolsonaro ficou em primeiro lugar com 45,97% dos votos. Lula em segundo com 38,63%.
Em 2018, Bolsonaro rebeu 66,5% dos votos e Haddad, só 6,8%. Houve uma mudança no voto dos brasileiros em Israel. Mesmo com Bolsonaro ainda sendo o mais votado. pic.twitter.com/AQlzE6zDCh
Europa
Na Europa, a contagem e os boletins também estão sendo divulgados. Alguns resultados já foram divulgados por meio dos BUs, como na Finlândia, Bélgica, Hungria e Polônia.
Portugal sendo um dos países com mais eleitores, é um dos mais aguardos, mas sofrerá atrasos por causa de infração cometida por um eleitor que votou por duas vezes, o que fez com que os votos da urna eletrônica tivessem que ser contabilizados novamente.
Nos países europeus, em que o resultado já foi divulgado, o ex-presidente Lula (PT) tem ganhado do atual presidente, Jair Bolsonaro.
Em Bruxelas (Bélgica), Lula venceu com 838 votos contra 435 de Bolsonaro.
?????BOLETIM DA URNA:
????Bruxelas, Bélgica
Votos totalizados em Bruxelas. Lula venceu com 838 votos contra 435 de Bolsonaro.
????Fotos de: @AngelaM23419036 pic.twitter.com/YW7ckMIKa4— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 2, 2022
Em Gotemburgo, Suécia, Lula ficou com 309 votos e Bolsonaro, com 62 votos
Gotemburgo - Suécia
— Pedro Mazarini (@PedroMazarini) October 2, 2022
Lula - 309
Bolsonaro - 62#Eleicoes2022 pic.twitter.com/GS7BaEHVv3
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.