O papa Francisco suplicou neste domingo ao presidente russo, Vladimir Putin, que acabe com a "espiral de violência" na Ucrânia, ao mesmo tempo que criticou as anexações de territórios por considerá-las "contrárias ao direito internacional".
Na bênção do Angelus, na Praça de São Pedro, o pontífice dirigiu-se ao presidente da Federação da Rússia para suplicar o fim, também por amor a seu povo, da "espiral de violência e de morte".
Esta é a primeira vez desde o início do conflito em 24 de fevereiro que o papa se dirige diretamente ao presidente russo em um de seus discursos.
O pontífice também citou pela primeira vez as anexações de territórios ucranianos por parte da Rússia, ao lamentar a medida e recomendar o "respeito à integridade territorial de cada país".
"Lamento profundamente a grave situação que se criou nos últimos dias, com novas ações contrárias aos princípios do direito internacional", afirmou, antes de acrescentar que isto "aumenta o risco de uma escalada nuclear" e provoca temores de "consequências incontroláveis e catastróficas a nível mundial".
O papa também fez um apelo ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para que esteja "aberto a propostas de paz sérias".
Saiba Mais
- Blogs Redirect Agnelo Queiroz e José Roberto Arruda terão nomes nas urnas, mas sem validade
- Política Cinco fatos que mostram que Brasil vai às urnas para eleição histórica
- Mundo Duas urnas falham e eleitores recorrem ao voto impresso em Lisboa
- Blogs Redirect Totalização dos votos e resultado devem ser anunciados às 19h
- Mundo Russos fogem de cidade em região ucraniana que anexaram na véspera
- Brasil Domingo de eleição terá pancadas de chuva em boa parte do país
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.