O Departamento do Tesouro dos EUA sancionou nesta quinta-feira (29/9), uma rede internacional de empresas envolvidas na venda de produtos petroquímicos e petrolíferos iranianos. Segundo comunicado do órgão, a ação tem como alvo corretores iranianos e empresas nos Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Índia que facilitaram as transferências financeiras e o transporte dos produtos.
Saiba Mais
"Os Estados Unidos estão comprometidos em restringir severamente as vendas ilícitas de petróleo e petroquímicos do Irã", disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira Brian E. Nelson. "Enquanto o Irã recusar um retorno mútuo à plena implementação do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, na sigla em inglês), os Estados Unidos continuarão a aplicar suas sanções à venda de petróleo e produtos petroquímicos iranianos", afirmou ainda.
"À medida que o Irã continua a acelerar seu programa nuclear em violação ao JCPOA, continuaremos a acelerar nossa aplicação de sanções às vendas de petróleo e petroquímicos do Irã sob autoridades que seriam removidas sob o JCPOA", diz o departamento, em referência ao acordo nuclear de 2015. As ações de fiscalização continuarão regularmente, com o objetivo de restringir severamente as exportações de petróleo e petroquímicos do Irã, afirma o comunicado, que diz que qualquer pessoa envolvida em facilitar vendas e transações ilegais deve "cessar e desistir imediatamente se desejar evitar as sanções dos EUA".
Saiba Mais
- Brasil Homem passa mal e morre treinando em academia em Uberlândia
- Cidades DF Varíola dos macacos: Plano Piloto segue com maior número de infectados
- Brasil Homem morre engasgado com um pedaço de lanche enquanto andava pela rua
- Esportes STJD condena Taguatinga por inconsistência na documentação de jogador
- EuEstudante 'Força, Josué': e-mail enviado para todos os alunos da UFOP viraliza
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.