A Coreia do Norte lançou neste domingo (25/9) um míssil balístico não identificado no Mar do Japão, pouco depois de um porta-aviões dos Estados Unidos chegar àquela região para realizar manobras, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O lançamento ocorre em meio a relatos de que Pyongyang estaria se preparando para lançar um míssil balístico a partir de um submarino. A guarda costeira do Japão confirmou o possível lançamento de um míssil, citando informações do Ministério da Defesa de Tóquio, e pediu às embarcações naquela região que se mantenham atentas.
A TV pública do Japão indicou que o objeto parecia ter caído fora da zona de exclusão econômica do Japão.
Ontem, o porta-aviões USS Ronald Reagan, de propulsão nuclear, e navios do seu grupo de ataque atracaram no porto de Busan, no sul, como parte de um esforço de Seul para intensificar sua cooperação militar com Washington. O USS Reagan fará exercícios conjuntos neste mês perto da costa leste sul-coreana.
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul são aliados históricos e já realizaram inúmeras manobras militares conjuntas, que definem como defensivas, mas Pyongyang as considera testes para uma invasão.
Saiba Mais
- Mundo Forças israelenses matam palestino, após suposto ataque na Cisjordânia ocupada
- Mundo China pede que Rússia e Ucrânia evitem 'transbordamento' da guerra
- Mundo EUA dizem que reconhecimento de eleição no Brasil virá a quem vencer
- Mundo Repressão a protestos por morte de jovem deixa dezenas de vítimas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.