Estados Unidos

EUA: começa negociação para construir submarinos nucleares para a Austrália

A ideia é fornecer à Austrália uma frota de submarinos com propulsores de energia nuclear até meados da década de 2030

Agência Estado
postado em 24/09/2022 00:18
 (crédito: Gaceta Marinera/Divulgação)
(crédito: Gaceta Marinera/Divulgação)

O governo Biden negocia um acordo para acelerar a aquisição de submarinos movidos a energia nuclear pela Austrália, a fim de responder ao crescente poderio militar da China. Os primeiros submarinos seriam produzidos nos EUA, disseram autoridades americanas nesta sexta-feira, 23.

A ideia é fornecer à Austrália uma frota de submarinos com propulsores de energia nuclear até meados da década de 2030. Enquanto isto, um esforço de longo prazo estará em andamento para dar ao país a capacidade de produzir submarinos desta natureza domesticamente.

O arranjo provisório foi discutido entre altos funcionários dos EUA, Austrália e Grã-Bretanha como forma de manter as negociações perenes. É uma das várias ideias que foram ponderadas para permitir que a Austrália coloque em campo mais rapidamente uma frota movida a energia nuclear.

A iniciativa tem seus desafios. Para realizá-lo, bilhões de dólares precisariam ser gastos para expandir a capacidade de produção de submarinos dos EUA, e a Austrália deveria contribuir para essa expansão.

Uma decisão final é esperada em março, quando os EUA, o Reino Unido e a Austrália informaram que concluiriam um estudo conjunto sobre o tema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.