Um poderoso tufão atingiu o sul do Japão neste domingo, com ventos e chuvas fortes, causando apagões, paralisando o transporte terrestre e aéreo e provocando a evacuação de milhares de pessoas.
A Agência Meteorológica do Japão disse que o tufão Nanmadol estava se dirigindo ao norte depois de atingir a cidade de Kagoshima, na ilha Kyushu, no sul do país. Tinha ventos sustentados máximos de 162 quilômetros por hora. A previsão era atingir Tóquio na terça-feira.
A agência previu 50 centímetros de chuva até a noite de segunda-feira e alertou sobre enchentes e deslizamentos de terra. Também advertiu os moradores das áreas afetadas sobre níveis "sem precedentes" de ventos e ondas fortes, exortando-os a deixar a região mais cedo.
Alertas de tempestade e ondas altas estavam em vigor em Kagoshima, onde os moradores foram aconselhados a ficar dentro de edifícios estáveis no segundo andar ou acima, se isso for considerado uma opção mais segura do que ir a centros de evacuação.
Mais de 12 mil pessoas se abrigaram em centros de evacuação. Na região vizinha de Miyazaki, cerca de 8 mil pessoas deixaram suas casas.
Autoridades locais disseram que várias pessoas ficaram feridas. Quedas de energia ocorreram em toda a região de Kyushu quando o tufão danificou linhas e instalações enquanto se deslocava para o norte. Na noite de domingo, 216.450 casas estavam sem eletricidade, de acordo com a empresa de energia Kyushu Electric Power.
Fonte: Associated Press.
Saiba Mais
- Mundo Tufão no Japão: dois milhões de pessoas são orientadas a sair de casa
- Mundo Brasiliense passa 14h na fila do funeral de Elizabeth II: "Experiência única"
- Mundo Terremoto de 6,9 graus afeta o sudeste de Taiwan
- Mundo Velório da rainha Elizabeth 2ª: o que explica o amor dos britânicos por sua monarquia
- Mundo A história dos 1,7 mil galegos que foram para Cuba atrás de fortuna e acabaram escravizados
- Mundo Príncipe Andrew, isolado, presta tributo a sua "amada mamãe" Elizabeth II
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.