Ucrânia

Várias pessoas fugiram de região ucraniana de Kharkiv para a Rússia

No início deste mês, o exército ucraniano anunciou pela primeira vez uma contraofensiva no sul, antes de fazer um avanço surpresa nesta semana contra as linhas russas no nordeste

Agência France-Presse
postado em 11/09/2022 13:01
 (crédito: Sergey Bobok/AFP - 3/3/2022)
(crédito: Sergey Bobok/AFP - 3/3/2022)

Moscou, Rússia - "Milhares" de pessoas fugiram da região de Kharkiv, na Ucrânia, palco da contraofensiva de Kiev, para a Rússia em 24 horas, disse neste domingo o governador da região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia.

"Não foi a noite ou a manhã mais tranquila. Nas últimas 24 horas, milhares de pessoas cruzaram a fronteira", disse Viacheslav Gladkov em um vídeo postado no Telegram.

No início deste mês, o exército ucraniano anunciou pela primeira vez uma contraofensiva no sul, antes de fazer um avanço surpresa nesta semana contra as linhas russas no nordeste, na região de Kharkiv.

Desde sábado, o governo de Kiev relatou ganhos territoriais significativos contra o exército russo no leste. Por sua vez, as forças russas anunciaram a retirada de suas tropas de alguns setores para "reforçar" a região separatista pró-russa de Donetsk mais ao sul.

A maioria das pessoas que cruzaram a fronteira na região de Belgorod foi para casas de parentes ou amigos próximos, segundo Gladkov, que afirmou que a situação estava "sob controle" neste domingo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação