Reino Unido

Rei Charles III em discurso: "É tempo de mudança para a minha família"

O primeiro discurso do novo rei foi exibido nesta será exibido nesta sexta-feira (9/9) como parte do protocolo de luto pela morte da Rainha Elizabeth II

Camilla Germano
postado em 09/09/2022 14:24 / atualizado em 09/09/2022 14:57
 (crédito:  Yui Mok / POOL / AFP)
(crédito: Yui Mok / POOL / AFP)

Em seu primeiro pronunciamento oficial como rei, Charles III do Reino Unido fez uma longa homenagem pelo papel da mãe, a rainha Elizabeth II — que morreu na tarde de quinta-feira (8/9) — e falou diretamente à população britânica durante a troca de poder.

"Falo à vocês hoje com sentimentos de profunda tristeza", começou Charles em seu discurso. Nos primeiros minutos do pronunciamento, Charles fez uma homenagem a todo o legado que Elizabeth II deixou no Reino Unido. "Ao longo de sua vida, HM, a Rainha, minha amada mãe, foi uma inspiração e um exemplo para mim e para toda minha família. Devemos a ela a dívida mais sincera que qualquer família poderia ter para com sua mãe, por seu amor, carinho, orientação e exemplo", falou ele.

Charles ressaltou todo o serviço de Elizabeth à frente da nação britânica, se seu amor pela tradição e também do carinho, admiração e respeito que ela inspirava. "E, como todos os membros da minha família podem testemunhar, ela combinou essas qualidades com cordialidade, humor e uma capacidade infalível de sempre ver o melhor nas pessoas", pontuou.

Charles salientou ainda que os valores da família real "permaneceram e devem permanecer constantes".

Sobre seu reinado, Charles afirmou que vai defender os valores da rainha mas que se compromete a ter uma devoção inabalável ao seu papel, assim como a mãe teve. "Onde quer que você viva no Reino Unido ou nos reinos e territórios em todo o mundo e qualquer que seja sua origem e crenças, eu me esforçarei para servi-lo com lealdade, respeito e amor, como tenho feito durante toda a minha vida".

Novos títulos

Charles também falou sobre os novos papéis que seu primogênito, William — fruto do casamento com a princesa Diana (1961-1997) — e agora herdeiro ao trono terá a partir de sua coroação.

O rei já havia deixado de ser considerado o príncipe de Gales com a morte de Elizabeth e agora passa o título para William e sua esposa Kate, que se torna príncipe e princesa de Gales.

Outro detalhe é que os dois deixam de usar os títulos de duque e duquesa de Cambridge para usar o título de duque e duquesa da Cornualha. "William assume o título que tive por cinco décadas", afirmou saudoso.

No discurso Charles falou também de seu segundo filho com Diana, Harry e de sua esposa, Meghan. "Expresso meu amor pelo príncipe Harry e Meghan enquanto eles continuam construindo suas vidas no exterior", falou sucintamente.

O relacionamento do novo rei e do filho mais novo é um dos "problemas" que a coroa terá que lidar no novo reinado, após rumores de estremecimento na relação entre Harry e sua família.

"Que voos de anjos te cantem para o teu descanso"

Claramente abalado e querendo ressaltar a importância da mãe em seus 70 anos de reinado, Charles terminou o discurso agradecendo Elizabeth II.

"E para minha querida mamãe, quando você começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que você serviu tão diligentemente todos esses anos". 

"Que voos de anjos te cantem para o teu descanso", finalizou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação