O rei Charles III chegou ao palácio de Buckingham nesta sexta-feira (9/9) para dar início ao protocolo de sucessão ao trono britânico. Ao lado dele estava a esposa e rainha consorte Camilla Parker-Bowles.
O trono do Reino Unido nunca fica vago, uma vez que é passado automaticamente para o herdeiro após a morte do rei ou da rainha. Com a morte de Elizabeth II na quinta-feira (8), Charles já é considerado monarca e escolheu reinar sob o nome de Charles III.
Ainda nesta sexta, vai ao ar o primeiro discurso do antigo príncipe de Gales à população. O vídeo gravado será exibido a partir das 14h, pelo horário de Brasília, e faz parte do cronograma pós-falecimento da rainha.
Além disso, seguindo o cronograma de sucessão, um conselho se reunirá no sábado (10) e a proclamação de Charles III como rei será lida em público.
"Durante esse período de luto e mudança, minha família e eu teremos conforto e seremos sustentados por sabermos do respeito e do afeto que a rainha tinha", afirmou Charles no primeiro pronunciamento oficial como rei.
Com informações da agência France-presse.
Saiba Mais
- Mundo Relacionamento com Diana foi desafio para rainha Elizabeth II
- Mundo Cavalos eram paixão de longa data da rainha Elizabeth II
- Mundo Do dinheiro ao hino: o que vai mudar após a morte de Elizabeth II
- Mundo Quem é quem na família real britânica
- Cidades DF Após cinco dias, incêndio no Parque Nacional de Brasília é controlado
- Esportes Premier League adia jogos por morte da Rainha Elizabeth II
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.