Inspiração em Thatcher

Correio Braziliense
postado em 06/09/2022 06:00

Grande admiradora da primeira-ministra Margaret Thatcher, cujas políticas ultraliberais quer repetir, Liz Truss representa a ala mais à direita do Partido Conservador. "Acredito em um futuro brilhante e melhor para o Reino Unido. Tenho um plano audacioso que fará nossa economia crescer e gerará salários mais altos, mais segurança para as famílias e serviços públicos", afirmou, ao fim da votação.

Durante quase um ano ela foi ministra das Relações Exteriores e, a exemplo da "dama de ferro", mostrou-se firme frente à União Europeia, determinada a modificar unilateralmente o acordo pós-Brexit. Truss também enfrentou o regime de Pequim por suas violações aos direitos humanos e a Rússia de Vladimir Putin.

A nova premiê chegou a imitar Thatcher posando com um gorro de pele de urso na Praça Vermelha em fevereiro, em uma viagem a Moscou para tentar dissuadir o presidente russo de invadir a Ucrânia. Sua nomeação para a chancelaria britânica teria sido tanto um escudo quanto um meio para seu antecessor, Boris Johnson, de tentar controlar as ambições desta figura ascendente que agora o substitui em Downing Street.

Antes, ele já havia lhe confiado a pasta de Comércio Exterior, onde Truss se transformou no rosto das negociações comerciais do Reino Unido após o Brexit. Foi toda uma mudança de rumo para a conservadora que defendeu a permanência britânica na União Europeia durante o referendo de 2016, antes de dizer que via grandes oportunidades econômicas no Brexit.

Truss trabalhou para formar novas alianças e concluiu tratados de livre comércio com países como Japão e Austrália, mas não alcançou um grande acordo comercial com Estados Unidos que Londres tanto ambicionava. Ainda assim, algumas de suas declarações e atitudes não parecem ter sido bem recebidas pelo governo de Joe Biden.

Casada e com duas filhas, "Liz não tem medo de dizer o que pensa", destaca sua página na web. Hesitante ao iniciar sua campanha em agosto, foi adquirindo segurança durante as seis semanas até aparecer confiante em seu comício de encerramento. Ela também foi a primeira mulher ministra britânica da Justiça.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE