Com o objetivo de incentivar o uso de modelos nigerianos em propagandas, o Governo da Nigéria anunciou uma nova medida que proíbe o uso de modelos estrangeiros em campanhas publicitárias e nos chamados voice-over (narração apenas de voz em vídeos).
O país era conhecido por ter muitos modelos britânicos e de outras partes da Europa estampando ou narrando campanhas. Além disso, a maioria dos anúncios era feita por modelos brancos.
Antes mesmo da proibição, empresas tinham que pagar uma tarifa de 100.000 Nairas — equivalente a US$ 240 dólares — para cada modelo de outro país usado em campanhas.
"Dez a vinte anos atrás, se você verificasse os comerciais, eu diria que eles eram quase 50/50 em termos de rostos estrangeiros, e todas as dublagens eram sotaques britânicos", contou Steve Babaeko, presidente da Associação de Agências de Publicidade da Nigéria ao jornal The Times de Londres.
A medida vale para todas as campanhas pelo país. "Todos os anúncios, publicidade e materiais de comunicação de marketing direcionados ou expostos no espaço publicitário nigeriano devem usar apenas modelos nigerianos e artistas de voz", diz o texto do órgão regulador de publicidade da Nigéria publicado no Twitter.