Um homem de 47 anos se feriu gravemente durante uma tradicional festa do padroeiro de Pinoso, em Alicante, na Espanha, no último sábado (30/7). Ele teve a artéria femoral atingida após ser chifrado diversas vezes por um novilho durante uma “brincadeira”, na qual os participantes da celebração provocam e fogem do touro de estatura média.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver que, enquanto dezenas de pessoas fogem do novilho em uma arena, o homem atingido sobe em um pneu de trator — há vários posicionados no local — e chama o animal. O bovino o vê e vai para cima da plataforma em que ele está. O homem tenta fugir para uma base mais alta, formada por dois pneus, mas cai ao tomar a primeira chifrada.
Desnorteado, o homem levanta e é alçado pelo chifre do touro mais uma vez, que o joga no chão da arena e começa a chifrá-lo e até mesmo a passar por cima dele. Quando o novilho se afasta um pouco, o yeclano tenta subir na plataforma, mas é mais uma vez içado pelo animal e jogado ao chão. O touro o chifra e passa por cima dele e avança pela arena.
Os participantes da festa vão em busca do homem e percebem que ele está com a perna ensanguentada. Ele é carregado por quatro celebrantes para fora da arena às pressas. De acordo com o veículo espanhol La Verdad, um homem fez um torniquete para estancar a hemorragia da perna, o que pode ter salvado o homem.
O prefeito de Pinoso, Lázaro Azorín, informou ao La Verdad que o homem foi levado pela equipe de saúde do evento para o hospital de Alicante por estar em um “estado grave”. Ele passou por uma cirurgia de emergência e estava em estado estável dentro do quadro grave. O homem continua internado na UTI.
Em 2019, um acidente fatal parecido com o do yeclano levou à morte de um homem de 26 anos. Ele perdeu a vida depois de também ser ferido na perna, o que o levou a sangrar até a morte.