Mikhail Gorbachev, ex-presidente da antiga União Soviética, morreu, nesta terça-feira, aos 91 anos, no Hospital Clínico Central, em Moscou. A informação foi confirmada pela agência de notícias russa Tass. "Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite, após uma doença grave e prolongada", disse o Comitê Central, citado pela Tass.
Gorbachev comandou o Partido Comunista da União Soviética entre 1985 e 1991 e implantou políticas que contribuíram para a flexibilização do regime, como a glasnost ("abertura"), que deu espaço para a liberdade de expressão e de imprensa, e a perestroika ("reestruturação"), um conjunto de medidas que descentralizou a economia e melhorou a eficiência.
O ex-líder soviético também foi determinante para a queda da Cortina de Ferro, a divisão entre territórios capitalista e socialista, surgido após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Saiba Mais
- Ensino superior Lei de cotas resultou em melhor desempenho dos estudantes, diz estudo
- Cidades DF MPDFT quer humanizar tratamento a familiares de vítimas de feminicídio
- Mundo Varíola dos macacos: EUA registram primeira morte associada à doença
- Política Com presença de Bolsonaro, Luis Felipe Salomão toma posse no CNJ
- Cultura Confira a programação do Cine Brasília para a primeira semana de setembro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.