O papa Francisco pediu, nesta quarta-feira (24/8), ao mundo que "evite o risco de um desastre nuclear" na Ucrânia e reiterou que a "guerra é uma loucura" após seis meses do início da invasão russa a esse país.
"Renovo meu convite a implorar a paz do Senhor para o querido povo ucraniano, que há seis meses sofre o horror da guerra", disse Francisco durante a tradicional audiência geral das quartas-feiras no Vaticano.
Em sua mensagem, pediu "que sejam tomadas medidas concretas para acabar com a guerra e evitar o risco de um desastre nuclear em Zaporizhzhia", insistiu.
"Penso em tanta crueldade, em tantas pessoas inocentes que estão pagando pela loucura, pela loucura de todos os lados, porque a guerra é uma loucura", afirmou.
Vários países expressaram seus temores sobre a possibilidade de um desastre na maior usina nuclear da Europa, ocupada desde o início de março pelo exército russo e alvo de bombardeios recorrentes.
Saiba Mais
"Penso na pobre menina a quem explodiu uma bomba debaixo do banco de um carro em Moscou. Os inocentes pagam pela guerra, os inocentes!", lamentou o papa, referindo-se à morte de Daria Dugina, jornalista e cientista política de 29 anos, filha do considerado ideólogo do presidente russo Vladimir Putin, Aleksandr Dugin.
O papa também chamou a atenção para os dramas deixados pela guerra e mais uma vez condenou aqueles que vendem armas.
"Penso nas crianças. Tantos mortos e tantos refugiados. Tantos feridos. Tantas crianças ucranianas e russas ficaram órfãs. Os órfãos não têm nacionalidade: perderam um pai ou uma mãe", disse ele.
"Aqueles que lucram com a guerra (...) são criminosos que assassinam a humanidade", sublinhou o papa, que em várias ocasiões condenou a chamada "terceira guerra mundial em pedaços" ao se referir aos inúmeros conflitos e em particular à Síria e ao Iêmen.
Saiba Mais
- Cidades DF Com umidade em 20%, DF poderá ter alerta amarelo nesta quarta-feira
- Política Pix: De 'sinal da besta' a trilhões em operações, como meio de pagamento virou bandeira eleitoral de Bolsonaro
- Blogs Redirect MPPA lança edital com 65 vagas para promotor e salários de R$ 30 mil
- Mundo 'Como perdoei a mim mesma por matar minha amiga acidentalmente'
- Esportes Entenda por que a Copa do Brasil paga premiação de quase o dobro do Brasileirão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.