Aquecimento global

Chuvas e dilúvios devastam centenas de vilarejos e deixa 40 mortos na Índia

Chuvas derrubaram casas de barro, inundaram estradas e destruíram pontes. Cientistas apontam alterações climáticas como principal causa das tragédias

Correio Braziliense
postado em 22/08/2022 06:00
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Pelo menos 40 pessoas morreram e outras estão desaparecidas por inundações provocadas por intensas chuvas de monções no norte da Índia nos últimos três dias, disseram autoridades neste domingo (21/8). As chuvas inundaram centenas de vilarejos, derrubaram casas de barro, inundaram estradas e destruíram pontes em partes dos Estados de Himachal Pradesh e Uttarakhand. O Departamento Meteorológico da Índia previu que chuvas fortes continuariam a ocorrer na região pelos próximos dois dias.

Um comunicado oficial do governo neste domingo disse que deslizamentos de terra e inundações no Estado himalaio de Himachal Pradesh nos últimos três dias mataram pelo menos 36 pessoas. Centenas estavam se abrigando em campos de apoio após serem deslocados de suas casas inundadas.

No Estado vizinho de Uttarakhand, uma série de chuvas no sábado, 20, deixou quatro mortos e 13 desaparecidos quando os rios transbordaram e arrastaram casas. Equipes de resgate estavam evacuando pessoas em ambos os Estados.

Desastres causados por deslizamentos de terra e inundações são comuns na região do Himalaia no norte da Índia durante a estação das monções de junho a setembro. Cientistas dizem que estão se tornando mais frequentes à medida que o aquecimento global contribui para o derretimento de geleiras. No ano passado, inundações repentinas mataram quase 200 pessoas e arrasaram casas em Uttarakhand.

Desabamento no Iraque

Serviços de resgate recuperaram ontem cinco corpos de peregrinos presos sob os escombros de um santuário xiita no centro do Iraque, parte do qual desmoronou na véspera, em um deslizamento de terra. 

Após mais de 24 horas de buscas entre rochas, vigas de madeira e outros escombros do mausoléu do imã Ali, em Kerbala, "encontramos cinco corpos", declarou à AFP o general Abdelrahman Jawdat, da Defesa Civil.

"Este pode ser o balanço final", afirmou, embora tenha acrescentando que as operações de buscas continuam para encontrar eventuais novas vítimas.

Entre os escombros do santuário, conhecido como Qattarat al-Imam Ali, os socorristas, ajudados por escavadoras, conseguiram tirar os corpos de duas mulheres, de um homem e uma criança. Também localizaram "o corpo de uma mulher", que ainda tentavam recuperar, explicou o general Jawdat. 

No sábado, foram resgatadas três crianças, sob os olhares angustiados dos familiares, observou um jornalista da AFP no local.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.