RODOVIAS

Acidente com caminhão sem freios deixa 16 mortos e 29 feridos na Turquia

Horas antes, uma colisão de um ônibus com uma ambulância, um caminhão e um veículo também deixou 16 mortos e 21 feridos

Agência France-Presse
postado em 20/08/2022 17:33 / atualizado em 20/08/2022 17:33
 (crédito: Kadir DEMIR, Mumen KHATIB / AFPTV / AFP)
(crédito: Kadir DEMIR, Mumen KHATIB / AFPTV / AFP)

Ao menos 32 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas neste sábado (20/8) no sudeste da Turquia em dois acidentes rodoviários, ocorridos com poucas horas de diferença.

No primeiro acidente, um ônibus bateu em uma ambulância, um caminhão dos bombeiros e um veículo com uma equipe de jornalistas na estrada entre Gaziantep e Nizip, deixando 16 mortos e 21 feridos, segundo um balanço provisório do governador da província de Gaziantep, citado pela imprensa local.

Quatro trabalhadores de saúde, três bombeiros e dois jornalistas da agência turca Ilhas estão entre as 16 vítimas fatais, segundo veículos de comunicação locais.

Imagens divulgadas pela DHA mostraram a parte traseira da ambulância parcialmente arrancada e o ônibus virado de lado, com a parte da frente destruída.

O motorista do ônibus que provocou o acidente múltiplo está sendo interrogado pelos gendarmes da província de Gaziantep para esclarecer o ocorrido, segundo a DHA.

Caminhão sem freios

Poucas horas depois, um caminhão que perdeu os freios atropelou uma multidão da cidade de Derik, 250 km a leste do primeiro acidente, matando 16 pessoas e ferindo 29, informou o ministro turco da Saúde, Fahrettin Koca.

"Dezesseis pessoas perderam a vida e 29 ficaram feridas, oito delas com gravidade, no acidente provocado pelo rompimento dos freios de um caminhão, que atropelou uma multidão em Derik", província de Mardin, informou o ministro no Twitter.

Vídeos publicados pela mídia turca mostram o momento em que o motorista do caminhão perde o controle do veículo e arrasta pela frente a toda velocidade os veículos que estavam em seu caminho e pedestres em pânico.

A agência oficial turca Anadolu reportou que pouco antes havia ocorrido no mesmo local um acidente entre três veículos e que as equipes de emergência estavam ainda no local do acidente quando o caminhão atropelou a multidão.

O ministro da Justiça, Bekir Bozdag, anunciou a abertura de uma investigação do gabinete do procurador-geral de Derik sobre o duplo acidente, segundo a Agência Anadolu.

"Desejo misericórdia (...) a nossos cidadãos que perderam a vida (...) Todos os nossos meios estão mobilizados", tuitou o ministro, desejando a "pronta recuperação dos feridos".

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, tinha previsto ir até o local dos fatos na noite deste sábado, representando o presidente Recep Tayyip Erdogan, noticiou a Agência Anadolu.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação