México

"Dia decisivo" para resgate de mineiros, disse presidente do México

10 mineiros estão presos devido ao colapso e inundação de uma mina de carvão no nordeste do México

Agence France-Presse
postado em 06/08/2022 14:27 / atualizado em 06/08/2022 14:31
 (crédito: Julio Cesar AGUILAR / AFP)
(crédito: Julio Cesar AGUILAR / AFP)

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que este sábado "é decisivo" para o resgate dos 10 mineiros presos desde a última quarta-feira (3/8) devido ao colapso e inundação de uma mina de carvão no nordeste do país.

"Hoje (sábado) é um dia decisivo porque, segundo os técnicos, será possível descobrir se existe a possibilidade de os mergulhadores entrarem sem risco", escreveu o presidente no Twitter.

“O principal problema é a inundação, embora o equipamento de bombeamento seja suficiente e de grande capacidade”, disse López Obrador.

As obras estão focadas em reduzir os níveis de água na mina, com dezenas de metros de profundidade, para permitir a entrada dos socorristas.

Cerca de 383 pessoas, entre militares e civis, trabalham "sem descanso" na mina desmoronada, localizada na cidade de Agujita (estado de Coahuila, no nordeste), disse o porta-voz da presidência mexicana, Jesús Ramírez.

A mina fica a cerca de 1.130 km ao norte da Cidade do México, na chamada região carvoeira de Coahuila.

Após o colapso, cinco mineiros conseguiram sair e foram levados para um hospital, dos quais dois receberam alta, segundo as autoridades.

O acidente ocorreu quando os trabalhadores encontraram uma área adjacente cheia de água durante a escavação, que desabou e inundou a mina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação