Jin Hongjun, encarregado de negócios da Embaixada da China em Brasília

Correio Braziliense
postado em 04/08/2022 06:00
 (crédito: Embaixada da China)
(crédito: Embaixada da China)

Por que a visita de Pelosi representou uma ameaça à China?

Existe uma só China no mundo. Taiwan faz parte inalienável do território chinês, e o governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China. Isso é explicitamente reconhecido pela Resolução 2758 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ao todo, 181 países, inclusive os EUA, se comprometem a reconhecer e a respeitar rigorosamente o princípio de "Uma Só China". Tal princípio é o núcleo dos interesses fundamentais da China e uma linha vermelha que jamais permitiremos ser cruzada. A visita de Pelosi a Taiwan constitui grave provocação política e viola severamente o princípio de "Uma Só China", infringe seriamente a nossa soberania e a integridade territorial, além de dar um sinal totalmente equivocado às forças separatistas de Taiwan para que busquem a chamada "independência".

Pelosi disse que a visita a Taiwan mostrou o forte compromisso com a autodeterminação da ilha. Como o senhor vê isso?

Trata-se de uma mentira escancarada, que evidencia o egoísmo e a hipocrisia de alguns políticos dos EUA. Em que momento os EUA realmente se importaram com a democracia em outros países? O que temos visto é que os EUA vêm interferindo sem cessar nos assuntos internos de outros países.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE