ÁFRICA DO SUL

Homem morre após beber garrafa de Jagermeister em desafio com amigos

A polícia abriu um inquérito para investigar a morte do homem, que não teve a identidade revelada, e classificou o caso como "um incidente após um aparente uso indevido de álcool"

Um homem sul-africano morreu após topar um desafio entre amigos e beber uma garrafa inteira de licor inteira em dois minutos. O caso ocorreu no domingo (10/7) em um bar na vila de Mashamba, na província de Limpopo, no norte da África do Sul. De acordo com a polícia, a vítima desmaiou imediatamente após tomar a bebida alcoólica e foi levada a um centro médico, onde foi constatada a morte.

O desafio mobilizou um grupo de frequentadores do local interessados em conquistar o “prêmio” de 200 rands sul-africanos, destinado ao vencedor. O valor equivale a R$ 63 e é cerca da metade do valor da garrafa de Jagermeister cobrado no país. O licro é alemão feito com 56 ervas e registra 35% de teor alcoólico.

De acordo com o portal de notícias local The South African, a polícia abriu um inquérito para investigar a morte do homem, que não teve a identidade revelada, e classificou o caso como “um incidente após um aparente uso indevido de álcool”.

"Os clientes do bar supostamente participaram do que chamaram de 'competição de bebida'. Um deles desmaiou imediatamente e foi levado para a clínica local, onde foi atestado como morto", disse um porta-voz da investigação ao veículo.

Um vídeo postado nas redes sociais, que viralizou, mostra o momento em que o homem tenta cumprir o desafio. É possível ouvir pessoas que torcem e batem palma enquanto ele engolia a bebida. Veja: 

África do Sul é o sexto país com maior consumo médio diário de álcool

O caso trouxe preocupação para especialistas sul-africanos, que alertaram para um abuso excessivo de álcool em todo o país. Ao veículo local City Press, o professor e diretor da unidade de pesquisa de álcool, tabaco e outras drogas do Conselho de Pesquisa Médica da África do Sul, Charles Parry, afirmou que os sul-africanos não podem “fechar os olhos para o profundo problema que o país enfrenta com o álcool”.

“Temos que parar de ignorar o fato de que temos uma grande crise. Os sul-africanos consomem em média cerca de 64,4g de álcool por dia, o que corresponde a cerca de seis copos ou latas de bebidas alcoólicas diárias”. aponta com base nos dados do último relatório global sobre álcool e saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). A África do Sul está atrás da Tunísia, Eswatini (Suazilândia), Maldivas, Afeganistão e Namíbia.

A OMS afirma que, em média, o consumo considerado “normal” é o de dois drinques para homens e um para mulheres. “Estamos cerca de três a seis vezes mais do que é 'aceitável', por falta de uma palavra melhor. A África do Sul tem um grande problema de álcool e acho que nos tornamos mais conscientes disso quando o Covid-19 apareceu, e as vendas de álcool foram interrompidas e os casos de emergência registrados nos hospitais pelo uso da bebida pararam ”, disse o professor.

Beba com moderação.

Saiba Mais