Após um final de semana conturbado nos aeroportos de Portugal, com muitos atrasos em voos, o governo do país anunciou um plano de contingência para a temporada de verão — período em que o número de viagens e fluxo de turistas tende a aumentar.
O plano das autoridades portuguesas é ter mais 176 policiais com treinamento em procedimentos de imigração e 55 inspetores do Serviço de Fronteiras, na verificação dos documentos de passageiros em desembarque.
Muitos passageiros conseguiram voltar para casa após vários dias de espera. O humorista Abdiás Melo foi um deles. Um vídeo de Abdiás em entrevista para a emissora RTP viralizou depois de ele falar que estava usando a mesma cueca há seis dias por causa dos atrasos e cancelamentos de voos. "Minha gente, minha cueca eu vou jogar fora. Ai, como é bom estar em casa, pelo amor de Deus", contou ele nos stories após a repercussão do caso.
O cenário de caos tem se mostrado presente em vários países europeus. O verão no continenteleva muitosturistas estrangeiros a procurarem a região. Além disso, muitos aeroportos tiveram demissões e perdas de tripulações, o que dificulta as atividades.
Saiba Mais
TAP responde problemas em aeroportos
Conforme reportou o Correio na segunda-feira (4/7), passageiros estavam há dias tentando deixar Portugal e voltar para o Brasil e a empresa que mais apresentou falhas e transtornos foi a TAP.
Em nota oficial, a presidente executiva (CEO) da empresa Christine Ourmières-Widener, se desculpou pelas falhas e reconhece que não estão oferecendo um serviço de excelência. "Neste momento, reconhecemos que não estamos oferecendo o serviço de excelência que planejamos e que queremos que experiencie conosco, face a crise que o transporte aéreo atravessa e que, de acordo com as previsões mais recentes, não deverá melhorar nas próximas semanas, fruto do aumento regular das viagens de lazer e de negócios”, observou.
A TAP faz conexões diretas da capital portuguesa Lisboa com várias cidades do Brasil, como Brasília, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Porto Alegre e Salvador.