O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmou neste domingo (24/7) que a guerra contra a Ucrânia, levada adiante pelo presidente russo, Vladimir Putin, é também "uma guerra contra a unidade europeia".
"Não devemos deixar nos dividirem, não devemos deixar destruírem a grande obra de uma Europa unida, que começamos de forma tão promissora", declarou Steinmeier no seu discurso em Paderborn, oeste da Alemanha.
"Esta guerra não diz respeito apenas ao território ucraniano. Toca o duplo fundamento comum de nossos valores e nossa ordem pacífica", acrescentou o presidente. Entretanto, defender esses valores e ser fiador deles também significa estar disposto a "aceitar inconveniências sensíveis", lembrou o líder alemão, sem dar mais detalhes.
"Estamos prontos para isso? Estamos todos encarando essa questão hoje, nos próximos dias, semanas e meses".
"A Rússia não está satisfeita em questionar as fronteiras, não estão contentes em ocupar os territórios de um Estado vizinho, soberano e independente. (Moscou) chega até a questionar a natureza da Ucrânia como Estado", concluiu Steinmeier.
Saiba Mais
- Cidades DF Capotamento de veículo deixa duas vítimas graves na EPNB
- Política Bolsonaro convoca manifestações de Sete de Setembro em convenção do PL
- Política Leonardo Péricles oficializa candidatura a presidente pelo UP
- Mundo Ministra da Economia da Argentina chega aos EUA para tentar acalmar mercados
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.