RÚSSIA X UCRÂNIA

EUA condenam ataque russo ao porto ucraniano de Odessa

O bombardeio ocorreu menos de 24 horas depois que os dois países assinaram um acordo histórico, separadamente com a Turquia e a ONU, em busca de aliviar a crise alimentar mundial

Agence France-Presse
postado em 23/07/2022 19:00 / atualizado em 23/07/2022 19:04
 (crédito:  OLEKSANDR GIMANOV / AFP)
(crédito: OLEKSANDR GIMANOV / AFP)

Os Estados Unidos condenaram, neste sábado (23), o ataque com mísseis russos ao porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro, dizendo que "lança sérias dúvidas" sobre o compromisso da Rússia de honrar o acordo com a Ucrânia para permitir a exportação de grãos.

"Este ataque lança sérias dúvidas sobre a credibilidade do compromisso da Rússia com o acordo de ontem e mina o trabalho da ONU, Turquia e Ucrânia para levar alimentos aos mercados mundiais", declarou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em comunicado.

O exército ucraniano denunciou que os mísseis russos atingiram instalações de processamento de cereais em Odessa. "O porto de Odessa foi atacado especificamente quando cargas de cereais estavam sendo processadas. Dois mísseis atingiram as infraestruturas do porto, onde obviamente há cereais. Eles atacaram um território onde há grãos", afirmou à AFP o porta-voz militar Yuriy Ignat.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação