"Meus amigos, estou muito bem", escreveu no Twitter o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, após testar positivo para a covid-19 aos 79 anos, com sintomas "muito leves", segundo a Casa Branca. "Sigo ocupado!", acrescentou o democrata na rede social, em mensagem acompanhada de uma foto com o claro propósito de mostrar que ele segue no controle da nação. Na imagem, Biden aparece sorrindo, com camisa social e paletó, mas sem gravata, em um escritório da Casa Branca, com uma caneta na mão. Sobre a mesa, há telefones celulares, papéis e uma garrafa d'água.
O médico de Bidden, Kevin O'Connor, disse o presidente positivou primeiro em um teste de antígenos, ao seguir o protocolo de detecção de rotina. Depois, confirmou o resultado em um exame PCR. Segundo O'Connor, Biden apresenta estes sintomas desde a noite de quarta-feira: "congestão nasal", "cansaço" e "tosse seca ocasional".
O líder democrata, que ainda não havia testado positivo para a doença, "começou a tomar Paxlovid", um antiviral da Pfizer, e permanecerá em isolamento na Casa Branca até testar negativo, afirmou a porta-voz Karine Jean-Pierre em comunicado.
O presidente "está totalmente vacinado e recebeu duas doses de reforço, de modo que espero que responda favoravelmente" ao tratamento, detalhou o médico. De acordo com a nota, Biden "seguirá em plenas funções" durante o período de isolamento.
Sua esposa, Jill Biden, disse que seu teste deu negativo. "Falei com ele há alguns minutos. Ele está bem, sente-se bem", contou Jill aos jornalistas, durante viagem ao Michigan. O presidente, que pretende participar da campanha para as eleições legislativas de meio de mandato de novembro, viajaria ontem à Pensilvânia e, na segunda, para a Flórida, mas teve que cancelar esses compromissos por conta da covid-19.
Biden, cuja eleição se deve em parte à promessa de combater a pandemia, respeita as recomendações de distanciamento e uso de máscara. Além disso, convocou a cobertura da imprensa todas as vezes que se vacinou, com a esperança de incentivar seus concidadãos a seguirem o exemplo.
Até agora, Biden nunca tinha contraído o vírus, que circulou bastante entre os seus colaboradores e entre os políticos americanos, de maneira geral. A vice-presidente Kamala Harris, que teve covid-19 em abril, também testou negativo ontem, de acordo com o seu gabinete. A Casa Branca se comprometeu a informar "todos os dias" sobre o estado de saúde de Joe Biden, que, segundo um check-up médico realizado em novembro, está "forte" e "apto" a exercer suas funções.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.