Após quase um mês de tratamento intensivo, um homem que foi infectado pela “ameba comedora de cérebro”, após nadar em um lago, morreu nos Estados Unidos. Conhecida por este nome, a Naegleria fowleri é uma ameba unicelular microscópica que pode causar infecção cerebral, chamada meningoencefalite amebiana primária.
O lago onde ocorreu a infecção fica no Three Fires State Park, no condado de Taylor, Iowa. O homem teria nadado nas últimas duas semanas no local, que se encontra fechado desde o dia 7 de julho, quando as autoridades foram informadas do ocorrido.
Saiba Mais
A ameba é encontrada geralmente em lagos e rios com a água mais quente que o habitual, principalmente nos meses de mais calor, como o verão que atinge a região onde o homem nadou e foi infectado.
A doença que tem uma altíssima taxa de mortalidade, 97% dos infectados morrem após contraí-la, já foi relatada outras vezes nos Estados Unidos e nunca no Brasil, e é contraída pela inalação da água contaminada, chegando ao cérebro, onde causa inflamação e destruição do tecido, levando à morte.
Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça intensa, febre, náusea, rigidez no pescoço, convulsões e até alucinações.
Saiba Mais
- Cidades DF Secretaria de Saúde inicia distribuição de vacina infantil contra a covid-19
- Política Em telefonema a Bolsonaro, Zelensky pede união de sanções contra a Rússia
- Economia Brasileiro tem dias de 'rico' na Argentina
- Economia Saúde mental tem 'boom' de procura por empresas e impulsiona startups
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.